23/06/2006, Peta Cid, direto de Parintins
Parintins- AM- Mais de quinze mil pessoas devem passar pelo aeroporto Júlio Belém nos dias de maior pico do Festival Folclórico de Parintins. Esta é a expectativa da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC que já está no município com uma equipe que trabalha na orientação e fiscalização dos procedimentos de segurança das operações aeroportuárias.
O coronel Aviador Cláudio Detommazo Muniz, da Sétima Gerência Regional da ANAC reuniu ontem com o Prefeito de Parintins, Bi Garcia, para discutir o planejamento das ações e as pendências relativas a aviação civil que necessitam ser corrigidas.
Este ano deverá ocorrer um aumento considerável no fluxo de passageiros e a redução do número de vôos, isto porque as principais companhias como Rico, DRA e Total vão operar com aeronaves de grande porte, com capacidade para transportar mais de 100 passageiros. A ANAC quer antecipar as ações no sentido de solucionar todas as deficiências do aeroporto Júlio Belém, evitando imprevistos. O coronel Muniz acredita que com a entrada em operação de aviões Boeing e ATR, haverá automaticamente um número menor de aeronaves de pequeno porte, em comparação aos anos anteriores. São oitenta vôos, ida e volta, que cada companhia deve operar nesse período. Por isso acreditamos que teremos redução dos táxi aéreos, informa.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro -DCEA também já começou a operar em Parintins. As equipes da Força Aérea Brasileira atuam com oficiais na montagem dos equipamentos que vão garantir a segurança de vôo no período da festa. As instalações do VOR foram homologadas para o início das operações na última sexta-feira quando esteve em Parintins o avião laboratório do Grupamento Especial de Inspeção de Vôo- GEIV que veio aferir os equipamentos.
A aeronáutica executa todos os anos treinamento para o funcionamento dos equipamentos que vão garantir a visualização por radar das aeronaves que trafegarem no período da festa. O equipamento permite que o controlador de tráfego aéreo em Manaus visualize a movimentação de aeronaves que chegam a Parintins.