Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Lá vem surpresa!

26/06/2006, Jonas Santos/A Crítica

Surpreendentes e gigantescos. Assim prometem ser Caprichoso e Garantido no 41º. Festival Folclórico de Parintins, com disputa marcada para os dias 30 de junho 1º e 2 de julho. Ambos apostam vencer o festival nos 30 primeiros minutos da primeira noite de apresentação. Para isso, eles investem no fator surpresa e na cênica. Alegorias irão se transformar em diferentes figuras diante dos olhos do público e itens surgirão de locais quase impensáveis. Alguns, revelam os dirigentes dos bumbás, poderão voar em pleno Bumbódromo.

O Caprichoso, por exemplo, foge da linha de apresentação crescente. Entra na arena grandioso, com alegorias de 20 metros de altura que mais parecem um cubo mágico.

Isso porque elas se transformarão em diferentes figuras e a partir delas o boi e todos os seus itens irão evoluir. Para se ter uma idéia, na primeira noite de festival, a alegoria principal irá ocupar quase 90% da arena, com uma cênica formada por 50 bailarinos de Maués. Treinados em biodança, eles irão representar a evolução do hominídeo.

A estratégia está sendo feita na ponta do lápis pelo Conselho de Arte. Peça-chave do que entra e sai da arena, Márcia Baranda guarda tudo em segredo,mas monitora cada detalhe nos galpões. Sabe-se, por exemplo, que o bumbá vai trazer surpresas de fora de Parintins.

Garantido

No Garantido, o coordenador da comissão de Artes, Chico Cardoso, avisa que o boi prepara uma evolução técnica e cênica e, sobretudo, cheia de habilidades na interpretação teatral.

Na busca do tricampeonato, a diretoria aumentou em 20% o tamanho das alegorias, deixando os módulos gigantescos. Aqualidade do projeto alegórico também será visível pelo acabamento das formas artísticas. De acordo com ele, a cabeça primeira parte do desfile do Garantido será para definir o festival.

Chico fez suspense,mas deixou escapar que as surpresas deste ano virão novamente do alto, quem sabe, dos céus. O Garantido não poderá abandonar esse signo que produziu inovações nos últimos festivais. Uma das alegorias, por exemplo, que será uma dos grandes momentos do Vermelho, deverá ser um Brasil de todas as cores.

O pesquisador Fréd Goés, membro da comissão de Artes, compara a apresentação do boi a de um filme. Quando você assiste a um filme pela primeira vez você tem um impacto. Se alguém conta o final perde a graça, argumenta.