26/06/2006, Peta Cid, direto de Parintins
Faltando quatro dias para o início da disputa entre os bumbás Garantido e Caprichoso, a Prefeitura de Parintins acerta os detalhes da infra-estrutura do evento. Ontem, o Prefeito Bi Garcia reuniu às 15h com todos os seguimentos que fazem parte da comissão organizadora do Festival para uma revisão geral dos trabalhos que estão sendo executados. A previsão da Prefeitura é que a cidade receba mais de 60 mil turistas. Para isso, o Município montou uma estrutura de serviços nas áreas de segurança pública, abastecimento, energia elétrica, distribuição de água, segurança envolvendo as polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.
Oitenta reses serão abatidas diariamente em Parintins para atender a demanda do Festival Folclórico. O Secretário de Produção e Abastecimento, Lucivaldo Pereira, informou que estão disponíveis 4 mil animais para atender os mercados e açougues em caso de necessidade. O gerente da Companhia Energética do Amazonas - CEAM, Kedson Reis informou que a Companhia vai operar com 20 megawatts de energia para uma demanda prevista de 13 megawatts, com uma reserva de 7 megawatts. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE já está funcionando em sistema de 24 horas para atender a demanda que nesse período é dobrada em Parintins. O gerente do SAAE, Américo Menezes, garantiu que não haverá problema no abastecimento de água.
A Comissão Organizadora do Festival vai trabalhar em parceria com o Gabinete Integrado de Segurança Pública. Cinqüenta viaturas da Polícia Militar já estão em Parintins para as operações de segurança em toda a cidade, desde o Porto até os bairros da periferia. O agente da Capitania dos Portos, Devanildo Felipe, informou que hoje chegam doze militares da Marinha e a partir do dia 29, os três navios que farão a segurança naval. O Corpo de Bombeiros vai atuar com 13 viaturas cobrindo aeroporto, Bumbódromo e centro da cidade. Na orla, ficará uma equipe de mergulhadores que estará em Jet Sky para os casos de salvamento aquático. O delegado da Polícia Civil, Oswaldo Maia informou que a segurança da Civil será reforçada nos principais pontos da cidade.
Já está em plena execução em Parintins, o Plano Municipal de Ação e Responsabilização Específico para o período do Festival Folclórico, voltado para prevenção e combate ao abuso, exploração e turismo sexual infanto-juvenil e trabalho infantil. A Secretaria de Assistência Social, Elizabeth Sena, disse que o Plano está sendo coordenado por uma comissão formada por parceiros como Ministério Público, Programa de Enfretamento, Conselho Tutelar, Amazonastur, SEAS e Comissariado de Menores. O Ministério Público divulgou Recomendações aos proprietários de Embarcações, Pousadas, Hotéis e similares, para que não aceitem a presença de menores, sem a documentação da criança ou do adolescente. O transporte de menores nas embarcações deve seguir o que estabelece a legislação vigente.
O Prefeito Bi Garcia determinou que a Secretaria de Obras trabalhe em regime de plantão para manter a cidade limpa. A Prefeitura contratou um número maior de máquinas para o serviço de coleta de lixo. Bi Garcia pediu o empenho das equipes, principalmente as que vão atuar na área do centro da cidade. A partir de hoje não será permitido que moradores interditem as ruas da cidade, o que pode provocar acidentes por causa do aumento do fluxo de veículos.
A Coordenadoria de Turismo vai divulgar a partir de hoje a programação alternativa das praças do Comunas, Chapão, Balneário Cantagalo, Planeta Boi na Praça da Catedral e Praça dos Bois. Bandas regionais vão animar as praças de Parintins com uma programação de lazer para os turistas.
O Prefeito Bi Garcia confirmou para quinta-feira, às 17 horas, a inauguração da Praça de Alimentação da Avenida Amazonas, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Braga. A Praça de Alimentação vai receber o nome de Sabino Alves de Souza, numa homenagem ao comerciante que durante anos trabalhou na travessa João Melo. O novo empreendimento funcionará com quatro lanchonetes e restaurante climatizado.