Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Hoje é dia de visita

28/06/2006, Mariane Cruz de A crítica

A apenas um dia da grande festa, a movimentação de turistas oriundos de outros Estados e países já começou em Parintins. O Festival ultrapassa fronteiras e traz a cada ano gente diferente.

A gente se surpreende com tudo em Parintins. Nos falaram que a cidade era um horror. Tudo mentira. Parintins é uma graça. Tem suas características próprias, os triciclos... Todo mundo se envolve nessa festa. É Brasil puro!, essa foi a impressão da fotógrafa Luciana Cattani, 36, sobre Parintins, onde vem pela primeira vez.

Ela, que é de São Paulo, trabalha para a revista Do Quarup ao Boi-bumbá, que divulga as festas populares do Brasil e chegou com o também fotógrafo Gabriel Boieras, 28, na última terça-feira. Os dois fizeram questão de alugar bicicletas para conhecer cada canto da Ilha Tupinambarana.

Já ficamos em lugares horríveis, conta. A fotógrafa diz que o Festival do Garantido e Caprichoso é a essência do cru brasileiro. Só pode falar mal o povo que não tem cultura. Que usa o modelo americano de cultura como exemplo, comenta.

De perto

A analista de sistemas Renata Andrade, 29, a dentista Geovana Tenório, 30, e a administradora Laiana Sales, 26, vieram conhecer de perto o que só viam pela televisão.

Sempre tivemos vontade de conhecer este festival tão diferente e agora a oportunidade apareceu, diz Renata. O trio veio de Recife, Pernambuco, se juntar à torcida vermelha e branca. A viagem é longa. Começou parando em Belém e em Manaus. De lá, pegaram um barco e, no dia 3, retornam para a capital amazonense onde vão ficar até o dia 8. Vamos conhecer o resto da Amazônia, revela Renata.

A aposentada Inês Henrique,64, é de Aracaju, Sergipe e está na ilha pela primeira vez. Ela chegou no dia 8 junto com o marido, o motorista José Raimundo de Santana, 66. O casal veio a convite da filha e pretende voltar outras vezes.

Mudança

O enfermeiro Clay Assef mora em Parintins e todo ano tem que dar lugar para os visitantes no quarto da pensão onde vive. Ele fez um acordo com a dona do local e ontem deixou o lugar para os turistas. Faz parte do acordo, diz.