28/06/2006, Antonio Ximenes
Mais de seis mil pessoas embarcaram ontem para Parintins num espetáculo de trinta embarcações que zarparam em direção a ilha tupinambarana, com as cores vermelha e azul dominando o porto da Manaus Moderna. Para hoje, mais uma leva de brincantes está sendo aguardada às margens do rio Negro para embarcar rumo ao festival mais original do país e um dos mais conceituados mundialmente no âmbito do folclore e na tradição do folclorista Câmara Cascudo, que ensinou que a força de uma festa está em sua mobilização popular.
Eu deixei minha filha de dez anos em casa, com a minha mãe, estudando, para ir ao festival. Esta é uma festa que não perco há dez anos, disse a torcedora do Garantido Ana Tereza Brito,29, vendedora autônoma de lingerie e ex-companheira de Clemilton Pinto mestre Peára da Batucada do Garantido, com quem tem uma filha, a que ficou se preparando para as provas da escola.
Primeira Vez
O turista argentino Enrique Rantica está indo pela primeira vez a festa dos bumbás. Eu estou emocionado pela alegria deste povo. Vou conhecer os bois e torcer pela minha seleção, que joga contra alemanha na sexta-feira e deve vencer por 2 a 0.
Não menos entusiasmado estava o comandante da embarcação Cidade de Barreirinha, Raimundo Costa da Paixão, 60, um profundo conhecedor das histórias do seu boi azul e mestre das águas há 30 anos. Estou querendo me aposentar, mas chega esta época do ano e me dá uma vontade danada de ir para Parintins.