28/06/2006, Amazonas Em Tempo
Faltando apenas dois dias para o início do 41º Festival Folclórico de Parintins, a movimentação no Porto da Manaus Moderna é intensa. As embarcações estão com suas capacidades praticamente esgotadas e faltam apenas alguns lugares menos privilegiados para os retardatários. A fiscalização do Juizado de Menores é intensa e as autoridades pedem que os pais ou responsáveis observem a autorização para viagem de menores de 18 anos, obtida no PAC do Roadway.
O maior barco da região, o Amazon Star, com capacidade para 850 pessoas, já tinha vendido por volta de 800 passagens até as 16h de ontem. Com saída prevista para as 18h, o vendedor Ednaldo Santos garantia que as passagens seriam rapidamente vendidas. As pessoas nos procuram mais na quarta-feira, que é o dia ideal para sair e chegar a tempo para a Festa dos Visitantes, disse.
Ontem 28, o número de embarcações aumentou para poder atender à demanda extra de passageiros. Hoje, as pessoas que resolveram viajar de última hora, contarão com mais cinco barcos. Para os mais apressados e que não podem se ausentar por muitos dias da capital, existe a opção das lanchas, previstas para saírem amanhã 30.
A autônoma Kathyuscia Souza Rodrigues, 25, vai a Parintins a 325 km de Manaus pela primeira vez. Às 16h30, ela e um grupo de amigos ainda não haviam comprado as passagens. Estamos esperando chegar mais amigos para podermos fazer um pacote só e termos mais desconto, disse.
Kathyuscia e os amigos encontraram passagens em torno de R$ 160, mas queriam um preço mais em conta, devido ao grande número de amigos que viajariam juntos – por volta de dez pessoas. Ela disse que estava ansiosa para chegar à ilha tupinambarana e conhecer as belezas do festival. Nunca tinha oportunidade de ir, mas dessa vez deu. Espero ver muita gente, muita festa e alegria, declarou.
A estudante Ana Cristina Batista, 20, que viaja com a irmã e sobrinhos, é outra pessoa que visita Parintins pela primeira vez. De acordo com a estudante, a irmã passou a semana toda providenciando os documentos necessários para a viagem dos sobrinhos. Está tudo certo, viajaremos sem problemas, ressaltou.
Visitantes
O movimento de ontem na Manaus Moderna é uma prova de que o festival continua atraindo visitantes de outros Estados e de outros países. A engenheira de pesca Karina Oliveira, 27, e seu marido, o militar André Oliveira, 37, são naturais do Recife PE, mas moram em Manaus há quatro anos. Sempre ouvíamos falar do festival, e neste ano tivemos a oportunidade de ir. Sabemos que é uma festa linda, e eu já tenho até meu boi, contou, revelando que ela é Caprichoso e o marido é Garantido.