04/07/2006, Diário do Amazonas
O retorno da maioria das 122 embarcações, que foram ao Festival Folclórico de Parintins a 325 quilômetros a leste de Manaus, provocou um movimento intenso de passageiros e carros, ontem pela manhã, no Porto da Manaus Moderna, Centro.
De acordo com a Capitania dos Portos, estava previsto o desembarque de 9,7 mil pessoas até o final da tarde de ontem. Grande parte destas pessoas saíram de Parintins na última segunda-feira. Por isso, tivemos muito movimento, disse o capitão dos portos Milton Prado.
Segundo o agente de trânsito do Instituto Municipal de Trânsito Imtrans, Everson Figueira, a circulação de veículos aumentou cerca de 50%, entre 10h e 12h, comparando com os dias normais. Nós tivemos bastante trabalho, principalmente para evitar a formação de filas duplas e que dificultassem o tráfego de carros e caminhões. Entretanto, não tivemos problemas no trânsito, apenas os congestionamentos habituais, explicou.
A assessoria de comunicação do Imtrans informou que esse é um problema estrutural e os agentes de trânsito tentam agir da melhor forma, multando os veículos estacionados de forma irregular. Além disso, diariamente dois agentes trabalham por turno, no local, para dinamizar o trânsito.
De acordo com Milton Prado, a volta dos barcos e lanchas ocorreu dentro da normalidade. Duas lanchas da Capitania e três navios da Marinha acompanharam as embarcações na volta a Manaus. O único incidente que tivemos foi, na última segunda-feira, quando uma pessoa teve hipertensão arterial, mas foi socorrida pelos barcos de apoio e levada para Itacoatiara a 170 km a leste da capital, onde foi medicada, afirmou Prado.
A capitania ainda informou que, durante a operação, oito embarcações foram autuadas, por apresentarem irregularidades, como excesso de passageiros e documentação incompleta.
A Polícia Rodoviária Federal PRF-AM, Polícia Federal PF, Polícia Militar do Amazonas PM e o Conselho Tutelar também participaram da Operação Parintins, realizada pela Marinha e Capitania dos Portos.
A assessorida da PRF disse que houve a prisão em flagrante de cinco pessoas que portavam 50 gramas de maconha. Os suspeitos, entre eles um adolescente, foram levados para a Superintendência da Polícia Federal, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, onde prestaram depoimentos, e depois foram liberados.
Conforme a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos Semdih, nove adolescentes foram interceptados pela equipe do conselho tutelar por estarem desacompanhados e sem documento de identificação. Eles tentavam ir ao Festival Folclórico de Parintins.