Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Marinha comemora resultado

05/07/2006, Jornal A Crítica

O 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com sede em Manaus, divulgou ontem o balanço total da Operação Parintins, que este ano não registrou nenhum acidente envolvendo embarcações. Desenvolvidada desde 26 de junho até a noite da última terça-feira, a operação fiscalizou 167 barcos que passaram pela balsa estacionada no Encontro das Águas, transportando um total de 11.815 passageiros, todos contados. Desse total de barcos, 122 tinham como destino Parintins. O número foi cerca de 50% inferior ao registrado no ano passado.

Este ano, uma quantidade reduzida de embarcações apenas oito foram obrigadoas a retornar a Manaus por estarem com excesso de passageiro. No posto e em Parintins, 150. Apenas um pedido de auxílio, recebido por meio do Disque-Denúncia em Embarcações, foi registrado por defeito no motor de um barco-motor, e um pedido de socorro médico no dia 3 de julho para um passageiro que sofria de hipertensão.

Segundo o comandante do 9º Distrito Naval, almirante Gerson Ravanelli, a operação foi coroada de êxito, sobretudo em função da mundança de atitude observada este ano entre os tripulantes e passageiros. De acordo com Ravanelli, o sucesso decorreu de uma evolução positiva na mentalidade da maioria dos usuário e das tripulações.

Os próprios usuários não estão aceitando mais a prática do excesso de passageiros, e estão mais atentos aos indícios de irregularidades afirmou.

O Disque-Denúncia em Embarcações 0800-2802700 recebou também em grande volume de chamadas, a maioria confirmada pelas equipes de patrulhamento da Marinha do Brasil. Segundo o almirante, essa nova mentalidade se deve às campanhas de esclarecimento desenvolvidas junto à sociedade, à presença sistemática das equipes de patrulhamento nos rios da região e à colaboração da impresa local ao alertar a sociedade quanto aos perigos de se navegar em embarcações inadequadas.