Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Garantido revive Parintins em festa no Sambódromo

09/07/2006, Jony Clay Borges, Da equipe de A Crítica

O Sambódromo de Manaus se vestiu de vermelho no último sábado, na festa da vitória do Garantido. Campeão de 2006 com o tema Terra, a Grande Maloca e tricampeão do Festival Folclórico de Parintins, o boi-bumbá reviveu a emoção de sua primeira noite de apresentações no Bumbódromo parintinense e levou ao centro de convenções um público de aproximadamente 16 mil pessoas, de acordo com os organizadores. Foi uma noite de glória e comemoração para artistas, dirigentes e torcedores da nação Vermelha e Branca.

O coordenador de eventos do Garantido em Manaus, Rivaldo Pereira, lembra que o bumbá se preparou desde cedo para vencer. Na elaboração do boi de arena, a Comissão de Arte preparou um boi técnico, preparado para ser tricampeão, afirmou ele, que não desmereceu a atuação do contrário. O festival cresceu com o trabalho que o Caprichoso apresentou. Competimos de igual para igual, e a superação do Garantido foi nos itens individuais e na elaboração técnica, avaliou.

Pássaros e itens

A comemoração vermelha no Sambódromo começou para valer por volta das 22h. Enquanto os torcedores já se reuniam em grandes filas na entrada, a festa iniciava ao som dos cantores Leonardo Castelo, Carlos Batata e Hamiraldo da Mata, acompanhados da Banda Batucada. A partir da meia-noite, o comando da festa passou para o apresentador do Garantido, Israel Paulain, que levantou o público ao som de Coração de torcedor.

Logo após veio a grande surpresa: o salto do pára-quedista Luiz Henrique Tapajós, o Sabiá, que agitou o público ao sobrevoar o Sambódromo soltando rajadas de fogo de artifício.

Ao longo da noite, subiram ao palco o boi, animado pelo tripa Denildo Piçanã, o amo do boi, Tony Medeiros, a cunhã-poranga Tatiane Barros e a sinhazinha da fazenda, Vanessa Gonçalves, e o pajé André Nascimento. Por volta de 1h, já com a Batucada no palco rebaixado, a empolgação do público cresceu com a chegada do levantador de toadas, David Assayag.

Os fãs dançaram e cantaram junto toadas novas e antigas, entre elas Minha sina, Boi de pano, Coração de batuqueiro e Coração de torcedor. Até quem nunca dançou boi tratou de aprender, como fez a belenense Amanda Novaes, 21.

Não é difícil, todo mundo sabe dançar e estou pegando bem os passos, revelou ela, que também nunca foi a Parintins, mas comprovou a força do boi-bumbá na festa vermelha da vitória. É maravilhoso. Só de chegar e ver isso já arrepia, confessou ela. De Parintins a Manaus, o Garantido foi um arrepio só em 2006.