Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

A vez das crianças brincarem de boi-bumbá em Parintins

21/08/2006, Jonas Santos/A Crítica

O sonho de criança que começou no fundo do quintal, para a realidade. O Festival Folclórico dos bois Garantido e Caprichoso, em miniatura, começará sexta-feira, no Bumbódromo, em Parintins a 325 quilômetros de Manaus.

Serão três dias de disputa. Aqui rola solta a criatividade dos meninos. O melhor boi será conhecido pelo desempenho de movimentos de bonecos e das alegorias. O festival é para adultos e as crianças ficavam de fora. Então, como ninguém podia ir ao Bumbódromo, resolvemos no dia seguinte fazer um festival do nosso jeito, com as crianças da rua, conta Janer Matos, artista do boizinho Garantido, um dos fundadores da brincadeira.

Alfaia, é artista do Caprichoso e tem 10 anos. O festival em miniatura é realizado em uma plataforma, montada na arena, que mede quatro metros de comprimento. A platéia se posiciona na quadra e nas cadeiras numeradas, sendo utilizado apenas uma parte do Bumbódromo.

Cada boi tem uma hora e meia para se apresentar. Os jurados são professores de Universidades, de preferência que não morem na cidade. Para este ano a ordem de apresentação já foi definida. E tal qual, ocorre no boi grande, o resultado ocorre por meio de sorteio. O Caprichoso - com o tema Identidade cultura amazônica- abrirá as noites de 25 e 26 e o Garantido - com o tema Amazônia, mundo verde - encerrará. No dia 27 é o Vermelho que entra por primeiro e o Azul fecha a noitada. O evento começa a partir das 20h.

Itens

O apresentador, levantador, amo do boi e a batucada e marujada são os únicos itens que não fazem parte das manipulações feitas pelos artistas. Nesse espetáculo os principais astros são o pajé, a cunhã-poranga, a sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore, porta-estandarte e o tripa do boi. Tudo em tamanho reduzido e conforme manda o figurino.

As evoluções do tripa, o pajé que vem do alto com show pirotécnico e uma entrada triunfal das tribos. Só vendo para crer. É surpreendente o que os garotos fazem, conta Markinho Azevedo, tripa oficial do boi Caprichoso. Eu já me emocionei muito assistindo. Teve uma hora que o tripa sai debaixo do boi, depois da evolução, igual como fazemos, comenta Denildo Piçanã, tripa do boi Garantido.

E as toadas? Também são autoria deles. Cada boizinho tem disco próprio com 12 faixas. O Mini-Caprichoso vem do bairro do Itaúna. E o Mini-Garantido, do bairro Dejard Vieira.