28/08/2006, Diário do Amazonas
As torcidas de Garantido e Caprichoso, rivais na arena do Festival Folclórico de Parintins, resolveram unir as forças em Manaus a fim de evitar que a Batucada e a Marujada, responsáveis pelo ritmo dos bumbás, fiquem de fora do Boi Manaus. Até o momento, ambas ainda não foram convidadas pela Manaustur para fazer parte do evento.
A discussão já chegou às comunidades dos bumbás Caprichoso e Batucando no Verão do Garantido - no site de relacionamento Orkut - onde há uma manifestação a favor da participação desses dois segmentos no Boi Manaus 2006.
Alguns tópicos espécie de fórum de discussão foram criados para debater a possível exclusão da Batucada e da Marujada. Logo que iniciou o debate foram várias manifestações de repúdio contra a possível medida que a prefeitura poderá tomar.
A preocupação das pessoas que gostam do ritmo é tão visível que no último sábado a internauta Danny Regine criou uma comunidade em apoio a esses segmentos, Queremos a Batucada e a Marujada.
A descrição da comunidade diz: Essa comunidade é para aquelas pessoas que querem a Batucada e a Marujada no Boi Manaus 2006, que até o presente momento não foram convidadas a participar desse evento em comemoração do aniversário da cidade. Então vamos participar e pedir que as autoridades de Manaus possam chamar a nossa Batucada e a nossa Marujada. Conto com vocês, vamos unir a torcida vermelha e branca e a azul e branca, pois os nossos batuqueiros e os nossos marujeiros não podem ficar de fora desse evento.
Um dos membros da comunidade Queremos batucada e marujada, o jornalista Cláudio Barboza, é o autor do tópico Ritmo da Amazônia, que defende a presença deles no evento. Batucada e Marujada estão para a toada como o a Timbalada está para o axé. Quem conhece Salvador sabe da importância que todos dão aos timbaleiros. Porque eles representam essência fundamental da manifestação musical baiana. É por ai que caminham também a Batucada e a Marujada. Por isso é super-importante que eles participem do Boi Manaus, disse.
O executivo George Dantas também escreveu um depoimento em favor a presença da Batucada e Marujada e chama outras pessoas para externar a desaprovação dessa possível atitude. Dá pra conceber um evento Boi Manaus, sem os respectivos representantes musicais dos boi Garantido e Caprichoso??? isso é uma decisão completamente fora de propósito. Vamos externar nossa discordância em relação a este processo.