17/09/2006, Diário do Amazonas
Cerca de 10 mil pessoas compareceram ontem ao primeiro dia da Feira do Tururi, no estacionamento do Estádio Vivaldo Lima. A Feira abriu a programação do Boi Manaus, festa que irá comemorar o 337º aniversário da capital, entre os dias 21 e 23 de outubro, no Sambódromo. Arlindo Júnior foi o primeiro dos 32 artistas a subir no palco, por volta de 20h.
No mesmo horário, no Educandos, zona Sul, aconteceu o primeiro dos dez ensaios que serão realizados em diferentes bairros da capital. O Boi Garanhão e os cantores Israel Paulain e Renato Freitas foram as atrações. Os shows prosseguem até o dia 14 de outubro, sempre com três artistas, que terão seus tururis à venda nos locais. Os próximos ensaios acontecem no dia 22, no Morro da Liberdade zona Sul, dia 23, na Glória, e dia 24 na Compensa zona Oeste. O boi é uma festa do povo, por isso decidimos levar os ensaios aos bairros. Nossa expectativa é reunir até 10 mil pessoas nessas festas, afirmou Arminda Mendonça, diretora da Fundação Municipal de Turismo Manaustur, que organiza o Boi Manaus.
A Feira do Turiri acontece diariamente, das 20h às 23h30, até o dia 20 de outubro. Os tururis estão à venda ao preço mínimo de R$ 10 a aquisição da peça garante a entrada nos três dias do Boi Manaus. Vão funcionar também 23 barracas de alimentação e oito de artesanato. Segundo a assessoria de comunicação da Manaustur, homens da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana vão garantir a segurança no local de apresentações.
O público aprovou os shows de ontem. Trouxe meus dois filhos, que adoram dançar. Gostei porque pude assistir todos os artistas ao mesmo tempo, disse a dona de casa Joice Gomes, 29. A vendedora Carla Santos, 22, afirmou que estará na Feira do Tururi sempre que puder. Venho todos os anos, disse.