Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso é enredo no carnaval carioca

25/09/2006, O Batuque.com

Acadêmicos do Sossego divulga sinopse

A Acadêmicos do Sossego divulgou, nesta terça-feira, dia 29 de agosto, a sinopse do enredo A Nação Azul e Branca de Parintins, do carnavalesco Cahe Rodrigues. Confira:

A NAÇÃO AZUL E BRANCA DE PARINTINS

ENREDO: CARNAVAL 2007

A Amazônia, na imensidão de suas paisagens, admira a vivência harmônica do caboclo, do índio, dos entes encantados, da infinidade de seres viventes das águas e da terra, consagrando-os como seus legítimos e nobres habitantes.

No centro deste mundo mágico está Parintins, filha da floresta e das belas tardes mornas que acalenta o rio-mar.

Terra que celebra com generosidade de seu povo moreno o Festival Folclórico, povoando as noites de luar com contos, lendas, faunos e entes fantásticos num canto em defesa da floresta e dos seres que nela habitam.

Com fauna e flora exuberantes formando cadeias nos diversos ecossistemas e ciclos de vida, morte e renascimento dão origem a novos habitats , que são sustentados pela mais formidável rede de água doce do planeta.

Na Amazônia quando caem as primeiras gotas do sol, há uma explosão de cores de vida e beleza, uma beleza que quer manter-se viva, viva na exuberância das nossas grandes árvores seculares, viva na beleza das preciosas orquídeas, viva no vôo e no canto dos pássaros, viva nos nossos exóticos animais, Amazônia solo sagrado, que abraça os costumes , as lendas e a cultura de um povo que venceu obstáculos para traçar seu próprio destino. Caprichoso, o Guardião da Floresta

O Boi-bumbá de Parintins fez ecoar longe tambores e com o fantástico som das toadas foi além das fronteiras, levando suas mensagens de preservação da floresta, do mundo mágico das nações ameríndias amazônicas, das paisagens únicas de seus santuários ecológicos e da vida árdua porém harmoniosa do caboclo, com os rios e com a hiléia. O Boi Caprichoso matem sua tradição de apresentar seu espetáculo de arena roteirizado sob o eixo central que é a preservação do verde e da vida, embalado pela poesia prodigiosa das toadas, momento de inspiração e transpiração divina de nossos compositores.

Apresentando um trabalho sem igual o GRES Acadêmicos do Sossego irá transceder o limite do imaginável e criará todo o seu carnaval inspirado no universo do festival, com lendas amazônicas, mitos, o cotidiano do caboclo amazônico, rituais indígenas, Água, fonte de vida da floresta, seus seres e povos, poluição do meio e Biopirataria , tópicos que se coadunam com a realidade do mundo atual, assolado por conflitos e disputas entre as nações ditas civilizadas.

O Boi-bumbá caprichoso tem também o compromisso de celebrar sempre a riqueza cultural que é a região do Arquipélago das Tupinambaranas, berço da cidade de Parintins, antiga Vila Nova Rainha, Vila Bela da Imperatriz, nascedouro do folclore do Boi-bumbá.

Neste solo que o povo humilde do caprichoso pescadores, aguadeiros, ribeirinhos, migrantes, lavradores, dos campos, furos, paranás e comunidades mais distantes se reuniram para brincar o dois-pra-lá, dois-pra-cá nas ruas iluminadas pelas lamparinas entre desafios e fogueiras em tempos idos.

Desta forma, o Boi-bumbá Caprichoso é de fato e de direito o grande Guardião da Floresta pois traz como diferencial sempre no seu espetáculo cênico e alegórico a defesa das Raízes e tradições do Amazonas e da Amazônia, sem perder de vista os grandes temas que se tornam preocupação mundial e que se reflete diariamente na continuidade da vida da maior Floresta Tropical Úmida do Planeta.

A Nação Azul e Branca de Niterói Sossego, tem um imenso prazer em estar exaltando o Grande Guardião da floresta o Boi Caprichoso, por toda sua história, vitórias e por estar sempre preocupado com a nossa Amazônia. Desta forma, buscamos uma performance que enfoca a originalidade, estética aliada a uma cênica repleta de muitas emoções e próxima do real.

Com o enredo A Nação Azul e Branca de Parintins o Acadêmicos do Sossego não fará somente um espetáculo em homenagem ao boi Caprichoso, este desfile será um brado de alerta para o mundo em defesa da continuidade da vida nesta floresta sagrada, para que os filhos de nossos filhos possam viver em comunhão e harmonia com a hiléia preservada.

Viva! O Caprichoso... Viva! O Sossego... Viva! As Nações Azul e Branca...Viva! a Amazônia...Viva a Vida!

CAPRICHOSO, que iniciou sua trajetória em 1913, através dos personagens irmãos Cid, Emídio Vieira, Pedro Cid, Antônio Boboí, Nascimento Cid, Luiz Gonzaga, Nilo Gama, Ervino Leocádio e Luiz Pereira, que lhe deram vida, corpo e alma, assim como os presidentes, os ousados na construção do Boi e toda a nação Azul e Branca: sócios, torcedores, simpatizantes e amigos do Boi. Todos, responsáveis por este legado inconfundível, impenetrável, e insondável – O Folclore do Boi-Bumbá de Parintins.