29/09/2006, Diário do Amazonas
Uma das grandes novidades do Boi Manaus deste ano é o CD com 15 toadas em que todos os levantadores de toadas que vão participar do evento gravaram.
O disco vai ser lançado na próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, na Feira do Tururi, no estacionamento do Estádio Vivaldo Lima, a partir das 19h.
Os 28 artistas que participarão do evento, marcado para os dias 21, 22 e 23 de outubro no Sambódromo, começaram a gravar este álbum em meados do mês de agosto. Foi um trabalhado demorado, quase um parto, pois tínhamos que conciliar a agenda de cada cantor para poder gravar este disco, disse o produtor musical do CD, Carlinhos Bandeira.
Bandeira confirmou que o disco sairá com uma tiragem inicial de duas mil cópias. A prefeitura disse que serão duas mil cópias. Um trabalho inédito em que os principais levantadores de toadas estão presentes.
O disco, gravado na Amazonas Arts, vem com 15 faixas, sendo que a primeira tem a participação dos 28 levantadores de toadas. A partir da segunda faixa, as toadas passaram a ser cantadas por dois cantores. O CD tem 70 minutos e 69 segundo de duração e para conseguirmos colocar todos os artistas cantando, tivemos que fazer essa inovação, em que dois cantores, por faixa, cantem suas toadas, explicou o produtor.
O objetivo deste trabalho, conforme Bandeira, é divulgar mais ainda o Boi Manaus, evento que faz parte da programação de aniversário da capital amazonense. Com este disco os levantadores poderão ir aos programas de rádio e de TV para divulgar suas músicas, coisa que antes não existia. Isso é mais uma forma de divulgação da festa.
A inovação deste CD de toadas para o Boi Manaus é a gravação de cada faixa por dois levantadores de toadas. Isso é um trabalho inovador em que muitos artistas estão tendo pela primeira vez a oportunidade de gravar um disco, disse Carlinhos Bandeira.
Para Arlindo Jr, um dos levantadores de toadas do boi Caprichoso, o CD do Boi Manaus 2006 dá espaço para artistas mostrarem seus talentos. Este disco é bom, tanto para nós artistas, principalmente aqueles que nunca tiveram a oportunidade de fazer um trabalho fonográfico, quanto para as pessoas que vão comprá-lo. Além de ser muito dançante, disse o Pop da Selva.
O levantador de toadas Carlos Batata, que faz parte dos cantores do bumbá Garantido, disse que este CD vai dar uma projeção muito grande aos artistas. É uma iniciativa fantástica da prefeitura de Manaus. E pegando gancho de um evento maravilhoso que reúne milhares de pessoas, teremos a oportunidade de mostrar toda a musicalidade do Amazonas, disse Batata.
Faixa a faixa
A primeira faixa do disco terá a participação dos 28 levantadores de toadas e a partir da segunda faixa os levantadores de toadas cantarão em duplas. A segunda faixa foi gravada por Arlindo Jr e David Assayag e leva o nome de Encontro das Nações.
Carlos Batata e Tony Medeiros gravaram a terceira faixa intitulada de Boi Manaus. Os grupos Carrapicho e Canto da Mata, cantaram a toada Pega Pega, na quarta faixa. O levantor Clécio Almeida e o bumbá Garanhão com a toada Vem pra sua tribo, são os responsáveis pela quinta faixa.
Os irmãos Paulain, Israel e Júnior, participam do disco na sexta faixa com a toada Pro teu lado. O amo do boi Caprichoso, Prince do Boi, e o Carlinhos do Boi, do Garantido, gravaram juntos a toada Aeróbico do Boi-Bumbá na sétima faixa.
Fábio Casagrande e Raiff Matos participam do álbum na oitava faixa com a toada Verdadeiro Amor. Uma das revelações do Caprichoso dos últimos anos, Fabiano Neves, gravou a toada Onda de Amor, com o cantor Hamiraldo da Mata, na nona faixa.
Leonardo Castelo, uma das revelações do bumbá Garantido, juntamente como grupo Encanto Vermelho, gravou a toada Manaus Sorriso, na décima faixa.
A 11ª uniu novamente um dos levantadores de toadas do Caprichoso, Renato Freitas, com o seu primeiro grupo de toadas, o Kamayurá. Juntos, eles cantaram a toada Deixa eu amar você.
O furação do Boi, como o cantor Klinger Araújo é conhecido, participa do CD do Boi Manaus na 12ª faixa, juntamente com o cantor Ricardo Lira. Os dois artistas cantam a toada Dança Sensual.
O novo levantador de toadas oficial do Caprichoso, Edílson Santana, canta com Robson Júnior a toada Grito Infiniro, na 13ª faixa. O compositor Helen Veras e o cantor Tuãn, gravaram a 14ª faixa, que leva o título de Morena Manaus.
A toada Diamente Lapidado, a última faixa do disco, foi gravada pelos bumbá Corre Campo e Brilhantes, ambos de Manaus.