18/10/2006, Diário do Amazonas
Na reta final para a realização do Boi Manaus 2006, os ensaios na Feira de Tururi - que começaram dia 16 do mês passado e terminam nesta sexta-feira - reúnem um número significativo de pessoas. Segundo dados da assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Turismo Manaustur, aproximadamente 4 mil pessoas visitam a feira durante a semana e 12 mil nos finais de semana. A adesão do público ao evento prenuncia o sucesso que será a festa a ser realizada nos próximos dias 21, 22 e 23 deste mês, no Centro de Convenções de Manaus, Sambódromo.
Em sua 10ª edição, o evento marca o aniversário de Manaus, que completa 337 anos no próximo dia 24. A estimativa de público para este ano é de 800 mil brincantes nas áreas interna e externa do Sambódromo, durante os três dias de evento. No ano passado, a estimativa foi de 600 mil pessoas. Esse ano, é de 800 mil. A tendência é crescer cada vez mais, acredita o assessor da Manaustur, Hildebrando Antony.
A feirinha é uma oportunidade para quem deseja adquirir o tururi de seu artista preferido, que custa no mínimo R$ 10 e serve como ingresso para os que querem acompanhar os trios elétricos que vão transitar na pista do Sambódromo nos dias do Boi Manaus. Há diversos modelos, desde a forma original tipo abadá, como a camisa é chamada em Salvador/BA ou customizadas, em forma de shorts, saias, miniblusas etc.
Não comprar a camisa, não significa que esteja excluído do evento. O acesso às arquibancadas é gratuito durante toda a festa. Apenas a pista é exclusiva para quem tem a vestimenta.
Além do tururi, também está a venda por apenas R$ 10 o CD Boi Manaus/2006, com 14 toadas para entrar no clima do Boi-Bumbá. Até lá, os brincantes podem curtir muita toada e ensaiar os passos nos dois últimos dias da feira.
Hoje, penúltimo dia de show na feirinha, levantadores de toadas como Prince do Boi, Carlinhos do Boi e Arlindo Júnior se apresentam a partir das 20h e prometem contagiar o público.
Amanhã, todos os artistas que vão participar do Boi Manaus, num total de 30, estarão na feira realizando o ensaio final. O Boi Manaus valoriza os artistas locais, resgata a nossa cultura. O manaura passa a ter orgulho de sua própria cultura, disse.