19/10/2006, Jornal A Crítica
Os manauenses vão comemorar o aniversário da cidade mais uma vez ao ritmo da toada de boi- bumbá, na maior festa popular do calendário municipal: o Boi Manaus. Em sua décima edição, o evento deverá reunir um público de 150 mil pessoas em cada uma de três noites de festa, segundo estimativa da Fundação Municipal de Turismo Manaustur, organizadora da festa.
Aberta ao público, a folia deverá acontecer de amanhã, a partir das 18h, até o dia 23, véspera do aniversário de 337 anos de Manaus, no Centro de Convenções Sambódromo. O trânsito do público estará garantido por um esquema especial de transporte coletivo nas três noites do evento.
Atração mirim
Ao Todo, 32 Artistas Do Boi- Bumbá Vão Animar Os Foliões No Sambódromo. A Lista De Atrações Deste Ano Traz Uma Novidade: A Presença Do Jovem Cantor Felipe Neto. Com Apenas 12 Anos, Ele É Um Exemplo Da Renovação Do Toadeiro De Boi Em Manaus.
Felipe vai abrir a festa amanhã, às 19h, comandando o trio elétrico Tribo da Paz. Os foliões ostentarão tururis da cor branca. Logo após Felipe, os bois-bumbás manauenses Garanhão, Brilhante e Corre Campo entram na pista dividindo um trio elétrico.
Cunhã no trio
A presença de Felipe Neto não é a única das novidades do Boi Manaus 2006. Outra é a apresentação oficial, em Manaus, da nova cunhã-poranga do boi-bumbá Caprichoso, a parintinense Maria Azêdo, 17. Com uma participação programada no show do cantor Raiff Matos, ela se disse ansiosa com sua estréia na capital amazonense.
Um CD e mais uma feirinha
Outras inovações ainda marcam esta edição do Boi Manaus. Uma delas foi o aumento do número de dias da Feirinha do Tururi, adotada após pesquisas dos técnicos da Manaustur, e que se mostrou uma decisão acertada, dada o grande interesse dos foliões.
Este ano, a fundação cuidou de divulgar o evento ainda não só nos Estados vizinhos, como também nos países da América Latina, o que deverá contribuir para o sucesso da festa.
Por fim, também foi lançado um CD oficial do evento, que traz o jingle da festa e 14 toadas inéditas. Não são músicas de Garantido ou Caprichoso, mas do próprio Boi Manaus. Em seu aniversário de dez anos, a festa da cidade mostra que tem tudo para ir longe.