20/10/2006, Ag/Nativa Comunicações
O navio transatlântico Veendam, da Holanda American Line, aportou em Parintins ontem trazendo um grupo numeroso de turistas estrangeiros abrindo a temporada de cruzeiros internacionais. Pelo menos trinta cruzeiros devem passar pela cidade na temporada de outubro a março.
A dimensão alcançada pelo Festival Folclórico de Parintins colocou os bumbás Garantido e Caprichoso como principal produto para atrair estrangeiros e desenvolver o turismo na região, uma das alternativas econômicas para o município. O turismo ligado ao boi- bumbá já é uma importante fonte de renda e com a inauguração do novo porto, a expectativa é incrementar ainda mais o setor. Ontem, por exemplo, todos os turistas a bordo tiveram a oportunidade de descer do navio e conhecer a cidade, se misturando ao povo. Até bem pouco tempo, a maioria dos transatlânticos ficava fundeada no meio do rio e só desciam aqueles que compravam os pacotes para assistir aos show dos bois.
Nem uma chuva torrencial que caiu na cidade no início da tarde, afastou os visitantes. O resultado pode ser comprovado no comércio de artesanato, que ontem ferveu e deu demonstração que é aquecido com exposição em lojas, barracas e no porto da cidade.
Os visitantes apreciam a criatividade do povo parintinense que vai além do trabalho ligado aos bois. Sementes, madeira, raízes de árvores, penas artificiais, cipós e fibras vegetais transforma-se em verdadeiras obras de arte, artesanato feito por índios da região e também camisas e bonés com estampas ligadas ao boi-bumbá.
Uma parte da renda per capita do mundo gira em torno do turismo e Parintins está descobrindo timidamente esse novo caminho. Existe na cidade um serviço melhorado, novos investimentos da rede de agências de turismo. A Campanha Promocional do Segmento de Festas e Eventos lançada em Parintins há três anos pela Embratur trouxe operadores internacionais ao Município. Parintins está entre os dez melhores roteiros turísticos do País.