20/10/2006, Diário do Amazonas
Começa hoje a maior festa popular da capital amazonense: o Boi Manaus, evento em comemoração aos 337 anos da cidade. Serão 28 levantadores de toadas e mais a Batucada do Garantido e a Marujada do Caprichoso animando o público. De acordo com a expectativa da Fundação Municipal de Turismo Manaustur devem passar pelo Sambódromo mais de 600 mil pessoas nos três dias de festa.
A expectativa de público foi medida pela prefeitura durante os 37 de eventos realizados pelos bairros da cidade e na Feira do Tururi. Conforme dados da Manaustur, por noite na feira durante a semana cerca de 4 mil pessoas dançavam ao som dos levantadores de toadas. Nos finais de semana a Feira do Tururi chegou a receber 12 mil pessoas.
Uma Batida Diferente, título que o evento carrega desde o ano passado, vai homenagear nesta 10ª edição as Ykamiabas, mais conhecidas como as índias Amazonas. A homenagem poderá ser vista na ornamentação do Sambódromo, que este ano ficou a cargo do artista do Caprichoso Karú Carvalho. A entrada no Centro de Convenções é gratuita, mas se as pessoas quiserem dançar as toadas de suas tribos artistas preferidas acompanhando os trio-elétricos têm que adquirir o tururi.
Mais um número positivo divulgado pela Manaustur é a vendagem dos tururis. A prefeitura deu para os artistas venderem 57 mil peças, mas como a procura foi grande, artistas como Arlindo Júnior mandaram fazer mais. O meu tururi acabou logo nas primeiras semanas da Feira do Tururi. Mandei fazer mais dois mil e eles já estão quase para se esgotar, garantiu o Pop da Selva.
Outro souvenir bastante procurado nas noites da Feira do Tururi foi o CD com 15 toadas. Essas toadas foram gravadas por todos os artistas que vão participar da 10ª edição do Boi Manaus.
1ª noite
A responsabilidade de abrir a primeira noite do Boi Manaus hoje é da Tribo da Paz, que vai ser comandada pelo levantador de toadas Felipe Neto. Com apenas 12 anos de idade, Felipe foi uma das revelações que apareceu na Feira do Tururi. Como todo levantador de toadas tem que ter as suas, com Felipe não é diferente. Suas dançarinas, como eles, também foram descobertas na Feirinha.
A Tribo da Paz, que vem com tururis todos brancos e só formados por crianças e adolescentes devidamente autorizados, começa a se apresentar a partir das 19h. A segunda atração da noite são os bumbás de Manaus. Garanhão, Brilhante e Corre Campo, vão dividir o trio-elétrico.
A terceira tribo vai ser do grupo Encanto Vermelho, a partir das 20h55. Os cantores Hamiraldo da Mata e Cezar Pinheiro vão dividir o trio-elétrico, a partir das 21h50. O apresentador oficial do boi Garantido, Israel Paulain, começa sua apresentação às 22h45. O cantor Raiff Mattos faz sua apresentação a partir das 23h40. Já na madrugada de sábado, a partir das 0h35, o levantador de toadas Renato Freitas realiza seu show.
O grupo comandado pelo cantor Zezinho Corrêa, o Carrapricho, às 01h30 e o Carlinhos do Boi, às 02h25, vão ser as duas últimas atrações da primeira noite.
Segundo informações do chefe da Casa Civil do Município, Roberto Campainha, várias personalidades vão prestigiar a 10ª edição do Boi Manaus, entre eles estão os atores Mário Frias, Marcelo Faria e Tarciso Filho, os apresentadores de TV Amaury Júnior Rede TV! e Gilberto Barros Bandeirantes, a cantora Gilmelândia, entre outros.