Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caráter social aliado à segurança fazem a diferença no Boi Manaus

22/10/2006, Portal Amazônia

MANAUS - As duas primeiras noites do Boi Manaus reuniram uma multidão no Sambódromo e mais de dez secretarias se envolveram para fazer o melhor da festa para os brincantes. Além de comemorar os 337 anos de aniversário da cidade, a Prefeitura de Manaus também preservou as crianças e teve um caráter social.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos Semdih e conselhos tutelares realizaram a operação Ação Boi Manaus Legal e indentificaram 29 menores de idade que estavam trabalhando no evento. Eles foram encaminhados para a base da secretaria instalada dentro do Centro de Convenções, onde uma equipe de 10 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que fez uma entrevista para levantamento da situação familiar. Sete foram encaminhados para casa porque estavam desacompanhados. Os pais das outras crianças foram localizados e orientados a não praticar a exploração infantil. Já que precisam levar os filhos para o trabalho informal, que não façam as crianças trabalharem também, disse o secretário Jorge Guimarães.

O caráter social ficou por conta da Secretaria Municipal de Assistência Social Semasc que levou para a parte interna do Sambódromo um caminhão que funcionou como um posto de arrecadação de alimentos. Foram arrecadados 40 toneladas de produtos não perecíveis. Segundo o secretário da Semasc, Joaquim Lucena, os alimentos serão entregues a 20 Organizações Não-governamentais ONGs. Além de comemorar o aniversário da cidade, estamos contribuindo com o Programa de Segurança Alimentar. O aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente é a população! , disse Lucena.

Segurança

Mais de 800 agentes tambám atuaram na parte da Segurança Pública. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, capitão Flávio Correia Diniz, o órgão montou uma equipe que atuará nos três dias do evento. Eles terão o papel de interagir com a população de forma preventiva para evitar a violência no local, garantiu Diniz.

O esquema de segurança do Boi Manaus conta com 275 guardas municipais que ficam na arquibancada e acessos dos Centros de Convenções em parceria com 200 policiais militares, uma equipe do Corpo de Bombeiros e 250 auxiliares de segurança comunitária da Secretaria Estadual de Segurança Pública Seseg.

Cerca de 40 catadores de lixo também estavam no Sambódromo sob a supervisão da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos Semulsp. Eles retiraram os copos descartáveis, latas e garrafas plásticas na primeira noite. O material que cada catador recolher será dele para vender e melhorar a vida familiar, salientou o secretário da pasta, Paulo Farias.

A Secretaria Municipal de Saúde Semsa montou no bloco A um pronto-socorro equipado com seis leitos e duas Unidades de Terapia Intensiva UTI para atender os casos de urgência médica. A equipe é composta de dois clínicos, um cirurgião, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, além do pessoal administrativo. Também foram colocadas à disposição cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu, uma delas com UTI.

Quem quiser participar do aniversário, a última noite começa às 19 horas com toda a estrutura para atender os brincantes com segurança e muita animação.