Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbá nasceu no Dia de São João

04/06/2002, Jornal A Crítica

O Garantido vai oficializar a data de 24 de junho, Dia de São João, como o aniversário do boi de Lindolfo Monteverde. Até o ano passado, a diretoria do vermelho e branco anunciava que a fundação do bumbá era o dia 12 de junho, quando o boi sai às ruas, na véspera de Santo Antônio.

A decisão, tomada pela diretoria do Garantido para oficializar a data, tem como base a pesquisa do escritor Basílio Tenório. Ele levantou dados históricos dos bois de Parintins há cinco anos. A convite da diretoria, Tenório vai lançar um livro, em três edições, que conta a evolução dos bumbás e, segundo ele, a verdadeira história do boi da baixa de São José.

Nos seus escritos, o pesquisador conta que a data oficial de criação do Garantido é mesmo 24 de junho. É a data mais lógica. Foi o dia da promessa da criação do bumba, declarou Tenório.

Os livros vão também revelar outros fatos polêmicos da história passada, que teve início com a brincadeira de rua. O escritor não relata essas novidades, preferindo deixá-las quando sair a publicação dos exemplares.

O filho do fundador do boi, João Batista Monteverde, defende a mesma tese.Era o dia festejado pelo meu pai. O boi era posto sempre ao lado da imagem de São João, num santuário erguido no canto da casa durante a ladainha e depois saía para brincar no terreiro ao redor da fogueira, revela. Daí a origem do tema Meu Brinquedo de São João, verso que ficou imortalizado nas cantorias do poetas do boi da baixa. Monteverde foi levantador de toadas e assumiu, no início da década de 70, o posto de amo do boi deixado pelo velho Lindolfo.

Lindolfo, do Garantido, era religioso daqueles fervorosos. O boi sempre sai para brincar nas ruas às vésperas de Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24 e São Pedro, no dia 29 de junho. Isto é uma tradição do boi. Amanhecíamos nas ruas voltando para o curral, comenta Fred Góes, sobrinho do Mestre Lindolfo. Está tão evidente esta data que Mestre Lindolfo deu o nome ao filho João Batista, em homenagem ao Santo, reitera o Presidente do Garantido, Antônio Andrade. Segundo ele, a festa de aniversário em Parintins vai ser comemorada nas ruas, após a tradicional ladainha rezada no antigo curral.