29/10/2006, Ag/Nativa Comunicações
Parintins AM- A figura utópica de um tesouro intocável a ser preservado a qualquer custo, a floresta majestosa, as riquezas e a visão daquele que nela vive inspiraram o Conselho de Artes do Boi Caprichoso a fundamentar a temática para o Festival Folclórico de 2007. Caprichoso, o Eldorado é Aqui é o tema idealizado para o espetáculo folclórico que o boi apresentará nas três noites de disputa. O anúncio oficial aconteceu sexta-feira após reunião do Conselho de Artes, na sede do boi em Parintins.
Utopia ou realidade, não se pode negar que a Amazônia contenha o tão sonhado eldorado, explicou o artista Edvan Oliveira, membro do Conselho de Artes. Foram vários meses discutindo as propostas e na sexta o bumbá fez o anúncio do tema que deverá embasar as toadas que os compositores estão preparando para o Festival.
Edvan Oliveira disse que o bumbá seguirá a mesma linha de atuação, com cenários totalmente amazônicos que vão representar essa temática. Vamos enriquecer mais a plástica, amadurecer a proposta e com certeza fazer um grande festival, explicou, acrescentando que após o carnaval o bumbá já terá outros elementos para acrescentar sobre essa linguagem que vai mostrar em três atos o entendimento dessas riquezas, desse eldorado e da alma dos que habitam aqui.
Com um olhar minucioso, somos capazes de descobrir nossas principais riquezas, esse potencial como verdadeiro eldorado, diz o artista, sem detalhar como será a forma de explorar o tema. Ainda cedo para ao detalhes, avisa.
Outro membro do Conselho de Artes, Gil Gonçalves, explica que a partir desse anúncio o Caprichoso começa a executar um grande trabalho. As pesquisas estão adiantadas, o boi já sabe o que vai fazer, já tem as propostas das noites, o boi de arena foi fundamentado e é esse o caminho, afirma.
O Conselho de Artes vem realizando reuniões semanais para formatar todo o trabalho. Até o dia 31 o bumbá receberá inscrição de novas toadas que passarão pela análise de uma comissão presidida pelo juiz Mauro Moraes Antony. A partir da seleção de toadas o bumbá concentrará o trabalho com os artistas. A produção do CD 2007 já foi definida e terá na coordenação os músicos Maílson Mendes e Neil Armstrong.