O cartaz ao lado foi o vencedor do 13º concurso realizado em Manaus, escolhido por um júri composto de 12 artistas plásticos indicados pelos participantes da AAPP, Associação dos Artistas Plásticos de Parintins.
O Concurso de Telas 2002 reuniu os principais artistas Plásticos de Parintins. Realizado pela Associação dos Artistas Plásticos de Parintins, o evento teve a finalidade de ajudar na divulgação do Festival Folclórico, bem como ampliar o espaço dos artistas parintinenses.
De acordo com o coordenador do Festival Eduardo Figueira, o concurso era realizado sempre em Parintins com o apoio da Prefeitura local, mas este ano com a finalidade de buscar mais espaço, o concurso foi realizado em Manaus.
O vencedor do Concurso foi o artista Sérgio Prata com a tela Magia Amazônica que obteve 267 pontos, em segundo ficou Alex Haidos com a tela Parintins, Festa e Encanto, com 256 pontos. As telas retratam a beleza da festa do Boi Bumbá, produzidas por mãos que trazem a sabedoria da floresta.
Para os vencedores do concurso a iniciativa de realizar o concurso em Manaus, abre as portas para os artistas, bem como mostra o talento fora do eixo Parintins.
Segundo os artista, hoje se constitui um desafio para quem vê o setor das festas periódicas e conseqüentes. Eles afirmam ainda que é necessário estimular as novas gerações de artistas, através de projetos e ações diretamente envolvidas com a cidadania e a comunidade.
Dando continuidade ao calendário dos artistas, acontece em junho a II Exposição Magia Amazônica Parintins na Ilha Tupinabarana. É só aguardar e conferir.