19/12/2006, Jornal A Crítica
Enquanto a grande maioria das pessoas está preocupada com as festas de Natal e Ano Novo, há um grupo de colaboradores dos bumbás Caprichoso e Garantido que já está totalmente concentrado no Festival de Parintins de 2007. Mais precisamente na escolha das toadas e gravação dos CDs, dois dos processos mais importantes no planejamento das apresentações dos bumbas.
No Caprichoso, as chamadas toadas genéricas - as toadas para a galera e para os itens oficiais como sinhazinha e cunhã-poranga - já foram escolhidas por júri formado por músicos do boi e pessoas ligadas à agremiação folclórica. Já as toadas de arena - que servem para as apresentações de figura típica regional, lenda amazônica e ritual, nas três noites - estão sendo selecionadas pelo Conselho de Arte do Caprichoso.
De acordo com o produtor executivo do CD 2007 do bumbá, Orsine Júnior, as gravações têm início na primeira quinzena de janeiro, no estúdio Júpiter Music, aqui em Manaus. O levantador oficial do Caprichoso, Edilson Santana, é quem vai gravar as toadas, sob a produção musical de Neil Armstrong e Mailson Mendes. O CD vai ser mixado e masterizado no Rio de Janeiro ou em Recife. Este ano, o CD vai ter várias inovações, mas ainda é segredo. Queremos fazer surpresa, afirma Orsine Júnior.
No Garantido, o processo de escolha das toadas tem início exatamente hoje. Ao contrário do que aconteceu no Caprichoso, no Garantido serão escolhidas primeiramente as toadas de arena. Quem participa desse primeiro momento da seleção é a Comissão de Arte do bumbá, que vai escolher as toadas que serão utilizadas na apresentação de figura típica regional, lenda amazônica e ritual, nas três noites do festival.
Pelo segundo ano consecutivo, o levantador oficial de toadas do bumbá vermelho, David Assayag, vai assinar a produção, junto com o compositor Paulinho du Sagrado.
O Garantido ainda não tem previsão de entrada em estúdio, já que as toadas ainda não foram selecionadas. Estima-se contudo, que o bumbá deva começar a gravar o CD em janeiro, também no estúdio Júpiter Music.
O atraso no processo de escolha das toadas no Garantido se deve à uma disputa acirrada entre os compositores do bumba. Das mais de 200 toadas inscritas, apenas 20 serão selecionadas. Briga de cachorro grande!