26/12/2006, Jornal A Crítica
O Garantido foi buscar no sentido do verbo recriar a inspiração para compor sua apresentação de 2007, que já se encontra praticamente fechada após a criteriosa seleção das nove toadas de arena que cantam e encantam sobre figuras típicas regionais, lendas amazônicas e rituais indígenas.
A escolha terminou no último sábado, após a avaliação de quase 120 toadas inscritas por um grupo de mais de 20 pessoas, incluindo o presidente da agremiação vermelha, Vicente Matos, e o diretor financeiro e coordenador da Comissão do Concurso de Toadas, Adrianilson Góes.
As finalistas são cinco toadas assinadas por Geandro Pantoja e Demétrios Haidos, duas da dupla Helen Veras e Ana Paula Perrone, uma de Rosinaldo Carneiro e uma de Marcos Lima. A seleção continua para definir as outras 11 músicas chamadas de genéricas, para a galera e itens oficiais cunhã-poranga, sinhazinha e outros.
No início de janeiro o vermelho deve escolher suas composições genéricas e o disco terá assinatura do levantador de toadas, David Assayag, na produção, ao lado do compositor Paulinho du Sagrado. O lançamento do CD do vermelho deve acontecer depois do Carnaval.
O Eldorado do Caprichoso
Na reta final, a Comissão Julgadora de Toadas do Caprichoso já selecionou 80% das músicas que vão compor o CD para 2007 e nortear as apresentações do bumbá no 53º Festival Folclórico de Parintins, cujo tema é O Eldorado é Aqui.
O concurso contou com a inscrição de mais de 280 composições, divididas em cinco grandes grupos: genéricas, de itens, rituais, lendas e figuras típicas. A seleção deverá ser concluída antes da virada do ano. O CD com as toadas oficiais deverá ser produzido em um período máximo de dois meses e lançado depois do período momesco.
Há um processo minucioso para ouvir, separar por temas e encaixar as peças como se fosse um quebra-cabeça. Por que essa é a magia do bumbá, da nossa ópera cabocla, o casamento da cênica com a música e vice-versa, diz o produtor executivo do disco 2007, Orsine Júnior, que participa da comissão.