Toada Coração de Torcedor fora do Garantido
26/01/2007, Ag/Nativa Comunicações
O compositor César Moraes, autor da toada Coração de Torcedor, que explodiu no Festival Folclórico do ano passado, deixa o Boi Garantido e anuncia que está proibindo por meio de ação judicial, que esta toada, considerada a melhor de 2006, seja tocada pelo Garantido no Bumbódromo e nos currais de Manaus e Parintins. A Toada Coração de Torcedor fez a diferença no Bumbódromo e contribuiu para o campeonato conquistado ano passsado pelo Boi da Baixa.
Depois de três anos atuando como compositor no Garantido, César Moraes volta às raízes e confirma que está assinando contrato com o Caprichoso. O CD do boi azul e branco terá pelo menos três composições de Moraes.
A ação judicial contra o Garantido se estende a outras obras de sua autoria que foram gravadas pelo bumbá em três anos de contrato. Moraes informa que o contrato prevê que um dia após o Festival Folclórico, o compositor volta a ter total direito sobre a sua obra. A decisão de deixar o Garantido veio depois de desentendimentos com a diretoria do bumbá vermelho e descontentamentos do compositor com o processo de seleção de toadas de 2007. César criticou os critérios de seleção e principalmente quem coordenou a escolha. O Garantido teria mudado o nome da toada Eldorado da América, para Gigante da América, o que não agradou o compositor. Ocorreram outros atropelos com o presidente Vicente Matos que pesaram na decisão de César.
O diretor financeiro do Garantido, Adrianilson Góes, que coordenou o processo de seleção de toadas garantiu que o bumbá não muda letra de toada sem o consentimento do compositor. Disse ainda que César Moraes foi quem propôs trocar a toada Eldorado da América que foi classificada, por outra composição, Amor de Dançarina, o que não foi aceito pela Comissão que escolheu as toadas.
César Moraes que é sobrinho de Chico da Silva, tem se destacado nos últimos festivais. Ele começou no Caprichoso, que é a sua raiz, mas recebeu criticas por mudar de boi, ingressando no Garantido motivado também por questões envolvendo toadas. Dessa vez, ele assegura que a sua volta ao azul e branco é definitiva.