Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso anuncia lista de toadas do CD

06/02/2007, Diário do Amazonas

O presidente da comissão da escolha de toadas do boi-bumbá Caprichoso, Mauro Antony, divulgou ontem pela manhã, em Parintins a 369 quilômetros a Leste de Manaus, o nome das 23 toadas que vão compor o CD oficial do bumbá. Dois dos principais compositores, Ronaldo Barbosa e Tadeu Garcia, estão fora do CD deste ano.

De acordo com Mauro Antony, o disco que o bumbá está preparando para o 42º Festival Folclórico de Parintins vai ser o melhor de todos os tempos. Quem ouvir o disco não vai ter que pular faixa, todas as músicas são do mais alto nível, disse Antony.

O presidente destacou que uma das toadas que promete agitar a torcida azul e branca é Paixão Azul, composta por Hugo Levy, Arlindo Jr, Neil Armstrong e Silvio Camaleão. Eu tenho certeza que vai ser o novo hino do Caprichoso, assim como foi Ninguém gosta mais desse boi do que eu, de Carlos Paulain. O refrão que Mauro afirma que vai mexer com os torcedores do bumbá é Nada me separa desse boi, nada me afasta de você Caprichoso, Caprichoso, meu amor.

Outras toadas que Mauro destacou são Estrela da Paixão, Nossa Cor Caprichoso Estrela de Luz, Banzeiro de Felicidade e Caboclo Caprichoso.

Mauro disse que um dos pontos positivos do disco do Caprichoso é a grande renovação de compositores. O destaque mesmo do CD é a nova safra de compositores, a maioria deles participam do Caprichoso em Miniatura. Entre os novatos estão Adriano Aguiar, que conseguiu emplacar quatro toadas, Elton Júnior, Adriano Fonseca, Guto Kawakami, Náferson Cruz e Júnior Paulain apresentador do Caprichoso.

De volta ao Caprichoso

O compositor César Moraes, da toada Coração de Torcedor, do Garantido, considerada a melhor toada do festival do ano passado, volta este ano ao bumbá Caprichoso depois de três anos.

César, que é sobrinho de Chico da Silva, teve três toadas aprovadas pela Comissão da Escolha de Toadas. O compositor saiu do Garantido depois de não concordar com a forma como foi escolhida as toadas.

Da mesma forma, o jornalista Náferson Cruz saiu do bumbá da Baixa do São José e conseguiu ter uma toada de ritual aprovada pela Comissão de Artes do Caprichoso, responsável pela escolha de toadas de lendas, rituais e figuras típicas . No Caprichoso a escolha foi feita com muita organização, diferente do contrário, disse Náferson.

O jornalista foi parceiro de Demétrius Haidos e Geandro Pantoja durante sua passagem pelo Garantido, entre suas composições estão Aquarela da Amazônia, Xamã Yekuana, Ynhangorom e Aeon Xamanístico.