Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Elas levantam Toada

17/02/2007, Diário do Amazonas

O domínio masculino entoando o ritmo do boi-bumbá pode estar com os dias contados. Com voz rouca e presença de palco garantida pela prática de teatro, a cantora parintinense Ianayra aposta no sucesso da batida regional para alavancar a carreira na música.

O primeiro passo para a cantora e atriz da Companhia de Teatro Metamorfose foi dado em 2003, com a gravação de seu primeiro trabalho, intitulado ‘O Amor Está no Ar’. “É um CD bem eclético. Regravei as toadas ‘Boi do Carmo‘ e ’Tempo de Trapiche‘ e as canções ’Sem Juízo‘, de Carlos Batata e ’O Amor Está No Ar‘, do Cileno, mas com uma versão mais para cima, dançante. Como foi meu primeiro trabalho, queria que as pessoas conhecessem que ritmo minha voz poderia emplacar, explica, acrescentando que o boi-bumbá tem se consolidado como principal paixão nesse universo musical. Estou encantada com as toadas. Quero levar o nome de Parintins para onde eu for, completa.

O álbum foi gravado em Belém, com produção de Paulo Marinho e participação de David Assayag na faixa ’Xamã‘, uma das três de autoria da cantora. As outras duas composições próprias são ’Meu Grande Amor e ‘Vidas Cruzadas‘. O lançamento do CD aconteceu no meio do ano passado, na terra do boi-bumbá, e teve as mil cópias esgotadas por lá mesmo.

Atriz desde 2001, Ianayra iniciou na atuação com a Companhia Metamorfose, que ainda hoje conta com sua participação no projeto ’Livro Vivo‘. O teatro me ajudou muito. Antes eu chegava no palco e só queria saber de cantar, não tinha muito contato com o público. Hoje eu estou mais à vontade, brinco com a platéia e com os músicos, afirma.

Antes de se dedicar também ao teatro, Ianayra já era conhecida em Parintins, onde começou a cantar aos 14 anos, no boi Garanchoso, ao lado do apresentador Israel Paulaim. A música já nasceu comigo. Meu pai também é músico e sempre me apoiou muito, conta.

Com bom humor, a cantora ressalta que existem pessoas que ainda estranham a presença feminina na hora de levantar toadas. Fiz uma participação na Feirinha do Tururi este ano e as pessoas aceitaram bem, mas quando eu desci do palco teve gente que veio me parabenizar e se desculpar porque não botou a menor fé em mim como cantora.

Convidada para integrar a ala jovem do Caprichoso, Ianayra planeja agora gravar o segundo CD e se firmar no boi. Quero fazer um CD com mais batida e com toadas. Vou investir nessa coisa de cantar boi e pretendo ter meu trio no Boi Manaus, que é meu sonho, declara.