Parintins para o mundo ver
26/02/2007, Amazonas Em Tempo
Os bois bumbás Garantido e Caprichoso a partir deste ano farão parte, oficialmente, do circuito nacional de divulgação promovido pelo Ministério do Turismo. Folderes e vídeos institucionais do Festival Folclórico de Parintins devem ser veiculados tanto na mídia interna quanto na internacional. Os presidentes dos dois bois, Vicente Matos e Carmona Oliveira, Garantido e Caprichoso, respectivamente, devem estar em Manaus na próxima semana para começar a acertar os detalhes com membros do Ministério do Turismo.
De acordo com o presidente do boi da Baixa do São José, Vicente Matos, na reunião deve-se pleitear também junto ao Ministério do Turismo maior participação na realização do Festival Folclórico, tendo em vista que nos últimos três anos o Ministério deixou de ser um dos principais patrocinadores oficiais do evento.
Para nós é muito importante que essa divulgação nacional se concretize, isso ajudará a alavancar ainda mais o Festival. Com certeza entrar no circuito nacional do Ministério do Turismo será de suma importância para os dois bois. E não é só isso, é importante também que o Ministério tenha uma participação mais efetiva no Festival. Ele Ministério já foi um dos principais patrocinadores, mas nos anos de 2004, 2005 e 2006 deixou de patrocinar, informou.
No entanto, enquanto novos patrocinadores não aderem ao Festival, Garantido e Caprichoso começam a acertar os primeiros detalhes do tema a ser defendido no evento deste ano. Apesar do sigilo que antecede a apresentação dos bumbás é possível saber que o boi azul traz como tema, Caprichoso o Eldorado é aqui. Já pelo lado do Garantido a única informação que se tem é que o discurso está sendo afinado e que, provavelmente, na primeira semana de março o boi vermelho divulgue o tema de 2007.
Conforme o presidente da comissão de arte do Garantido, Fred Góes, a previsão para o início dos trabalhos no galpão é 19 de março, porém a data pode ser adiantada. Segundo Góes, a comissão de arte está terminando de definir os detalhes das alegorias, porém até a primeira quinzena de março tudo deve estar estruturado. De acordo com ele, trabalhando com esse cronograma de atividades ainda resta tempo hábil para possíveis ajustes. O Garantido está orçado em cerca de R$ 4 milhões.