Guardiões da Amazônia é o tema do Garantido para o Festival Folclórico de 2007. A proposta é mostrar que todos os amazônidas têm um pouco de Curupira, o ser lendário protetor da floresta. De acordo com a diretoria do boi, o slogan é muito esplêndido e vem trazendo o apelo atual da Amazônia, o desmatamento do homem.
Com um público um pouco menor do que aquele que compareceu ao primeiro ensaio do Garantido, duas semanas atrás, o Curral do Boi Garantido homenageou, neste sábado, o grupo de danças Garantido Show, que completou 10 anos. O curral contou com shows de Robson Júnior, Leonardo Castelo, Israel Paulaim, David Assayag e a batucada do Garantido.
As coreografias para as toadas 2007 já começam a se definir. As toadas 2007 cantadas neste sábado, já haviam sido apresentadas no primeiro curral: Guardiões da Amazônia, Bicho Folharal, Cabocada da Baixa. Bicho folharal foi apresentada com uma prévia do ritual que será apresentado em Parintins, durante o Festival. Uma alegoria de 7 metros representando "
a criatura enviada pela mãe da mata para salvar a natureza da cobiça de bio-piratas e mercenários madeireiros" foi conduzida por uma tribo de índios e houve show de fogos.
Disputa acirrada para se aproximar e fotografar o Boi e a Sinhazinha Vanessa Gonçalves O lançamento do cd Garantido 2007 em Manaus, inicialmente previsto para o curral do dia 21 de abril, acontecerá já no próximo dia 7 de abril. Em Parintins, o cd será lançado no dia 31, próximo sábado.
Estiveram presentes a sinhazinha Vanessa Gonçalves, que é pura simpatia e tem ótima performance no palco, a cunhã-poranga Tatiane Barros e o pajé André Nascimento. O boi-de-pano evoluiu para o delírio dos visitantes. Quando o boi evolui, a comoção é tanta, que o povo se aglomera frente ao boi, querendo tocá-lo: uma disputa de braços, máquinas fotográficas e câmeras de celular, pelos poucos metros de espaço em torno do boi.
É comum o aparecimento de celebridades pelo palco do ensaio, quando elas estão presentes. Neste sábado, quem subiu ao palco foi o bailarino Marcelo Mourão, amazonense que hoje trabalha em Nova York e é considerado um dos grandes bailarinos do mundo, conforme foi anunciado. No palco, ele vestiu a camisa da Batucada e arriscou alguns passos na toada
Cabocada da Baixa, junto com Israel Paulaim e meninas do Garantido Show.
A estrutura do curral foi melhorada com a instalação de banheiros químicos, no térreo do sambódromo. De acordo com Rivaldo Pereira, apresentador do Curral, a maior reclamação feita no ensaio anterior, era sobre a falta de banheiros no piso térreo do sambódromo.