Sem poupar esforços, o Caprichoso apresentou ontem à noite, no Sambódromo de Manaus, uma noite à altura de Parintins. O ensaio poderia ser descrito como uma tsunami nas pretensões do contrário ao título. Descrito em apenas uma palavra: dez!
Previsto para iniciar às 21 horas, o primeiro ensaio em Manaus do Caprichoso inicicou com 1 hora de atraso. E uma surpresa a ocorrer naquela noite foi anunciada. Também foi dado um aviso: "
não vamos emprestar alegoria de escola de samba, como fez o contrário na semana passada", em referência a uma alegoria da escola Balaku Blaku, que esteve no sambódromo no sábado anterior.
Com a apresentação de shows em seqüência, como foi feito na semana anterior pelo contrário, passaram pelo palco do Bar do Boi: Renato Freitas, Fabiano Neves, Ianayra - primeira mulher a ser levantadora de toadas, Raiff Matos, Edilson Santana, Arlindo Jr e Canto da Mata.
A Marujada de Guerra, comandada por Didi Redman acompanhou o show de Edilson Santana, o ritual Uakti e a apresentação das tribos, do boi-de-pano e dos itens. A frente da Marujada, uma filha de ritmistas com palminhas, instrumento típico do boi de Parintins.
A toada ,
Abanguera, do cd oficial 2006, foi cantada ao longo de toda a noite, por vários levantadores, que com os versos "
lança na mão... caçador... predador..." anunciavam que a caçada estava iniciada. E foi isto mesmo que se definiu ontem no sambódromo: a garra e a força do que foi apresentado prometem um disputa acirrada pelo título do Festival 2007 - uma caçada de predadores.
As toadas
Ninguém gosta mais desse boi do que eu e
Toada do cônsul, foram cantadas durante a apresentação dos itens, levantando a galera azul. Pajé, sinhazinha, porta-estandarte, cunhã-poranga, rainha do folclore, amo-do-boi, levantador de toadas, tribos (várias), vaqueirada, o boi-de-pano, Marujada, todos estavam lá. O ritual
Uakti foi também apresentado.
Entre as toadas 2007, foram apresentadas
Paixão azul, do levantador Júnior Paulaim,
Estrela de luz,
O eldorado é aqui.
A julgar pelo que foi visto na noite de ontem, esta temporada será uma das mais competitivas que já se viu. O Caprichoso chegou para fazer bonito e fez.