Segurança nos galpões será debatida
19/03/2007, Ag/Nativa Comunicações
A delegada regional do Trabalho no Amazonas, Gláucia Reis Credie, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho Valdirene Silva de Assis integram a comitiva do Ministério Público do Trabalho e Delegacia do Trabalho no Amazonas que vão realizar em Parintins, no dia 22, o Seminário Relações de Trabalho e Previdenciárias, destinado às agremiações folclóricas Caprichoso e Garantido.
O Seminário será às 19 horas, no auditório da escola Senador João Bosco. As reformas que os bois estão promovendo nos galpões de alegorias atendem às recomendações dos fiscais que desde o ano passado estão vistoriando os galpões. O Garantido chegou a ser multado em mais de R$ 3 milhões por conta de irregularidades, porém conseguiu reverter a situação.
O Ministério exige que bois regularizem o vínculo trabalhista dos contratados, a melhoria emergencial dos ambientes de trabalho, abertura de saída de emergência e ventilação, além de equipamentos de proteção e segurança individual. Nas fiscalizações realizadas no ano passado e agora em 2007, foram constatadas irregularidades nas questões trabalhistas e principalmente na condição de segurança e saúde no trabalho. Os trabalhadores não tinham registro, nem previdência social ou FGTS depositado. O mais grave foi a condição de segurança e saúde nos ambientes de trabalho.
Por conta do segredo em torno das alegorias de um boi para o outro, os galpões eram totalmente fechados, criando um ambiente insalubre, devido o uso de cola, tinta, solda, vapores e fumos metálicos, o que poderia ocasionar incêndios. Aliado a isso, os fiscais verificaram a falta de organização no ambiente de trabalho, alegorias grandes e dispostas de forma desordenada no ambiente, riscos de cortes no trabalho com ferro, instalações elétricas precárias, e trabalhadores sem equipamento de proteção individual.