Tendo como carro-chefe o Festival Folclórico de Caprichoso e Garantido, Parintins vai ganhar um Guia com publicação internacional, em três idiomas – português, inglês e espanhol.
A Amazonastur contratou a Empresa das Artes, de São Paulo, para produzir o Guia de Parintins, contemplando a história da cidade, as lendas, gastronomia, a divisão em vermelho e azul, os bastidores dos bois, as belezas naturais e principalmente o ser humano e o cotidiano dos caboclos da região.
Tela do consurso de painéis da Associação de Artistas Plásticos de Parintins
Para iniciar o trabalho de pesquisa está em Parintins a equipe formada pelo fotógrafo Diego Gazola e Igor Neves, além da chefe do departamento de eventos da Amazonastur, Roselene Medeiros. Criada em 1986, a Empresa das Artes presta serviços na área editorial, registrando a vida brasileira em suas diferentes facetas.
Sempre acreditando na viabilidade da cultura, um produto considerado supérfluo em um país com grandes turbulências na área econômica, a editora procura resgatar a memória nacional, contribuindo assim com a preservação e recuperação das mais diversas vertentes do patrimônio brasileiro.
Preocupada com a causa ambiental, a Empresa das Artes divulga o trabalho de profissionais que se empenham em registrar a riqueza e a diversidade do universo ecológico do país.
O fotógrafo Diego Gazola disse que Parintins vai ganhar destaque internacional com a publicação que mostrará as peculiaridades da Ilha em todos os seus aspectos. O lançamento do Guia de Parintins vai acontecer na semana do Festival, com a organização que a Amazonastur que vai reunir imprensa, convidados e formadores de opinião.