O palco da disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido, o Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o Bumbódromo, passará por adequações e reforma geral. O alargamento do portão de acesso à arena para dar mobilidade à entrada de alegorias, construção de elevadores nas arquibancadas e camarotes atendendo principalmente deficientes físicos e novos lances de camarotes nas laterais de ambos os lados, são algumas das novidades para o 42º Festival Folclórico de Parintins.
Ontem, o secretário de Infra-estrutura do Governo do Estado, Marco Aurélio Mendonça acompanhado do prefeito de Parintins Bi Garcia e dos dirigentes dos bois Caprichoso e Garantido vistoriaram as instalações do Bumbódromo, ouvindo engenheiros, arquitetos e o diretor do Centro Cultural, Rai Viana, para levantar as prioridades da reforma.
Foto:
Peta CidEmbora o secretário não confirme o valor da obra, o investimento deverá ser maior do que no ano passado, quando o governo do Estado investiu R$ 750 mil para deixar o Bumbódromo pronto para a festa.
As adequações nos portões de acesso atendem a um pedido dos bois, que desde o ano passado vinham sugerindo a abertura para facilitar a entrada dos módulos.
Os portões que tem quatro metros devem ficar com cinco metros e meio, observou Mendonça, confirmando que o pleito será atendido e que as obras começam no dia 15 de maio, 45 antes da realização da festa.
Pode começar até antes, dependendo do convênio com a Prefeitura que licitará imediatamente, completou. Sobre a construção de novos lances de camarotes, o secretário disse que será necessário levantar a estrutura para saber se comporta um número maior de pessoas.
Sabemos que é uma fonte de receita a mais para os bois, disse.
Na reforma, o secretário também estuda a possibilidade de construir banheiros para atender as arquibancadas e camarotes do Bumbódromo. Seguindo levantamento técnico, o complexo cultural recebe anualmente manutenção completa nas instalações elétricas, hidráulicas, rede de esgoto, pintura geral nas arquibancadas e a reconstrução de camarotes em madeira.
O presidente do Garantido, Vicente Matos e o diretor administrativo do Caprichoso, Osmar Andrade, acompanharam a vistoria, apontando as necessidades dos bumbás.
Desde o ano passado que estamos sugerindo adequações nos portões de acesso, disse Osmar Andrade, que também sugeriu a construção de novos camarotes. O presidente do Garantido, assinalou que os bumbás não pretendem com essas adequações aumentar o tamanho dos módulos.
Queremos apenas a tranqüilidade para o acesso á arena, não podemos pensar em aumentar alegorias, até porque é financeiramente inviável. Ao contrário, se pudéssemos, até reduziríamos, garantiu.