Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Uma reverência ao amo do boi

09/05/2007,

No auto do boi, o amo é o pai da sinhazinha da fazenda. Dono da fazenda, durante o auto ele é o repentista que tira versos para saudar o boi que ressuscitou. Em Parintins, durante o Festival, ele assume além destas atribuições, a função se chamar a galera e o boi para bailar na arena do Bumbódromo.

De acordo com o regulamento do Festival, ele é um tirador de versos dentro dos fundamentos da noite. É julgado pela sua dicção, desenvoltura, elegância e expressões cênicas. O melhor amo é aquele que tem o maior poder de improvisação e qualidade poética, além de boa voz e afinação, sem esquecer de uma indumentária a altura do personagem.

Na noite do último sábado (05), a homenagem não foi para o Garantido, mas sim para o seu amo, Tony Medeiros. Durante a festa, o boi vermelho e branco surgiu do meio da Galera, acompanhado pelos músicos fiéis de sua batucada encarnada.


Fotos: Tatiana Costa
Mãe Catirina e Pai Francisco conduziram o bumba pelo Centro de Convenções, até o palco do Sambódromo, onde veio a encontrar o homenageado da noite, Tony Medeiros. Medeiros tirou versos para o boi Garantido levando a galera ao delírio.No palco, o encontro de Sinhazinha, Amo do Boi e Boi Garantido.

Participaram ainda da homenagem: Leonardo Castelo, Israel Paulain e David Assayag.