Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Boi Garantido também faz Boi de Rua

10/06/2002, Jornal A Crítica

Amanhã, dia 12 de junho, a cidade de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) vai parar. É essa a previsão da diretoria do boi-bumbá Garantido, que a partir de 20h, Dia dos Namorados e véspera do Dia de Santo Antônio, sai às ruas da cidade para abraçar seus apaixonados. É uma caminhada tradicional. Acontece desde que o Garantido surgiu. Depois é que veio o Festival. Era como uma brincadeira com fogueira e tudo. Vamos manter a tradição, afirmou o presidente da associação folclórica, Antônio Andrade.

Todos os anos o Garantido sai de seu curral e desfila pelas ruas da cidade, acompanhado pela Batucada, arrastando multidões. A mesma coisa ocorre no dia 24 de junho, dia do seu aniversário, sendo que, a multidão o segue até o Bumbódromo. Segundo os coordenadores de eventos do Garantido, Sávio Borges e Naíze Ribeiro, o boi deve sair do curral, na estrada Odovaldo Novo, às 20h, e ir até ao centro de Parintins. Reunimos por volta de 19h. Daí, saimos pelas ruas e paramos em locais tradicionais, além das casas que tiverem uma fogueira acesa. Nessas casas, o boi vai dançar e deixar uma rosa. É Dia dos Namorados. No dia 24, voltamos às ruas, lembrou Sávio.

A diretoria do Garantido espera levar na caminhada mais de 10 mil pessoas. Há gente que vai ao curral e sai de lá junto, mas há também aqueles que ficam esperando a passagem do boi e seguem com a multidão,, explicou Sávio. Entre as paradas obrigatórias do Garantido, está a Igreja Catedral de Nossa Senhora do Carmo e a residência de Mariangela Faria, madrinha do Garantido. São paradas obrigatórias. Parintins pára para ver o Garantido, disse o organizador.

O boi Garantido sai do curral protegido pela sua Vaqueirada. Junto a ele, além de diretores, saem a cunhã-poranga, rainha do folclore, porta-estandarte, pajé e outros ítens como o apresentador do boi, Israel Paulain, e o levantador de toadas, David Assayag.

No meio da multidão de anônimos terá espaço para a experiência de Porrotó, o ritmista mais antigo da Batucada, e também para a saudade. Pela primeira vez, o Garantido sai às ruas sem Maria Belém, que era a mais antiga torcedora e também ritmista do boi vermelho e branco, falecida há poucos meses. Maria Belém chamava antenção com sua idade e vigor.

Para receber o Garantido, o torcedor enfeitou ruas e casa por onde o boi vai passar. Este ano, o vermelho e branco deve dar espaço ao verde e amarelo, por causa das ruas que estão enfeitadas para a Copa do Mundo, mas isso não é problema, declarou Sávio. No retorno ao curral, o Garantido ainda pára na Praça de São Benedito, em frente à Igreja de mesmo nome.