A Comissão Organizadora do 42º Festival Folclórico realizou na quarta-feira a primeira reunião que definiu as ações das quinze coordenadorias criadas com a tarefa de preparar Parintins para receber os turistas e as autoridades que visitarão a cidade nos dias de festa. O prefeito Bi Garcia determinou um cronograma de atividades para as coordenadorias que vão cuidar da infra-estrutura, saúde, segurança pública, fiscalização e arrecadação, finanças, comunicação social, abastecimento, setores jurídico, marítimo e coordenação do Festival de Quadrilhas e eventos paralelos.
O secretário de Cultura e Turismo, Messias Cursino, repassou as informações da reunião realizada em Manaus com os órgãos do Governo do Estado envolvidos na festa. Messias Cursino acompanhou todas as solicitações e sugestões feitas pelos segmentos que fazem parte da segurança pública. A policia civil pediu que vice-prefeito Messias Cursino que engrosse o apelo à Secretaria de Segurança Pública do Estado para que envie novas viaturas.
A Polícia Militar, além de atuar na segurança da população e dos visitantes, terá a responsabilidade de desafogar o trânsito nas vias que levam ao aeroporto Júlio Belém. Segundo o capitão Valadares Júnior a Companhia de trânsito da Polícia Militar ficará atenta para evitar o fechamento das Avenidas Paraíba, Geny Bentes, Nações Unidas e Avenida Amazonas.
A Capitania dos Portos montou a estrutura para o Festival. São aguardados três navios, sendo dois de patrulhamento e um hospital, dez lanchas e dois helicópteros, mobilizando 600 militares. A Capitania vai montar barreiras no encontro das águas, em Itacoatiara e em toda a extensão dos rios da saída de Manaus até Parintins. A atuação dos helicópteros será no sentido de identificar embarcações suspeitas de irregularidades. O capitão Divanildo Felipe informou que são aguardadas para este ano 300 embarcações, com aproximadamente 20 mil pessoas.
Foto: Peta Cid