O lado azul da cidade revive hoje a tradição da brincadeira do Boi de Rua criada em 1913, sempre ao redor das fogueiras iluminadas pelas lamparinas do Lioca. Quem for dançar com o boi Caprichoso nas ruas da cidade vai se contagiar com a poesia das toadas antológicas que fizeram história em Parintins. O resgate da brincadeira de rua começou com o ex-presidente Dodozinho Carvalho em 2001 incentivado por João do Carmo de Jesus, o
Careca.
Os torcedores estão preparados para desfilar na cidade resgatando a trajetória que marca a história do Boi Caprichoso que concentra sua nação no Largo da Francesa a partir das 16h, onde acontece o Arraial Azul com apresentação de bumbás mirins e oficinas de dança e música da Escolinha de Arte. No local serão instaladas barracas para a venda de comidas típicas da época junina e animados pela Banda Canto Parintins e Azul e Branco.
A cada ano o boi inova em sua saída homenageando personagens históricos do boi-bumbá e relembrando lugares por onde o boi brincou. Em pontos estratégicos estão preparadas aparições de ex-itens. A Turma do Canto também está preparando uma festa à parte para aguardar a passagem do Boi na Rua Rio Branco. A partir das 20h começa a caminhada do Boi que neste ano vai brincar nas ruas João Meireles, Herbert de Azevedo, Paes de Andrade, Avenida Amazonas com parada na Praça da Catedral onde acontece a apoteose do boi com homenagens para a Padroeira Nossa Senhora do Carmo. O trajeto seguirá pela Rua Cordovil, Avenida Nações Unidas até o Curral Zeca Xibelão.
A torcedora Socorro Lopes diz que esse trajeto foi feito pelo Caprichoso em 1997 quando o boi foi campeão.
Isso significa que estamos atraindo para nós a vitória deste ano. Quando a gente resgata essa história é sinal de que estamos perto do título, comenta. No Curral Zeca Xibelão está preparada uma grande festa com as bandas Caprichoso e a presença de todos os itens oficiais.
Sátira com o contrárioO que não vai faltar no boi de rua é a sátira ao boi contrário, anuncia o artista Juarez Lima. As surpresas estão sendo preparadas pelos artistas do galpão central que criaram a segunda versão do
Boiola.
Ontem, os artistas estavam fazendo mutirão para organizar os personagens que fazem a alegria da festa. O mais esperado, além da Dona Aurora e o Gigante, é o Boi Ola, a vaquinha que satiriza o Garantido e que será engravidada pelo Caprichoso durante o trajeto.
A torcida pode esperar que vai ser muito legal. O anão Paulão vai ser o bebê da vaquinha, disse o artista Paulo Gonzaga, mais conhecido no galpão como macaquinho zog-zog.
Eles satirizaram a gente e agora vamos devolver a eles a homenagem, de forma cômica para agradar a nossa torcida, informa o artista Juarez. Segundo ele, a brincadeira do boi nas ruas da cidade faz crescer a paixão pelo boi-bumbá. Compositores do boi e o mestre da Arte Irmão Miguel também serão homenageados.
Fotos: Peta Cid