Começou a maior festa folclórica do Norte do País. Ontem, foi aberto oficialmente no Bumbódromo, o 42º Festival Folclórico de Parintins. Nessa primeira etapa do festival disputam dezesseis grupos de danças e quadrilhas e os bois mirins Estrelinha, Mineirinho e Tupy.
O Prefeito em Exercício e Secretário de Cultura Messias Cursino fez a abertura oficial do evento e a apresentação ficou por conta da dupla humorística Preto Velho e Abdias, contratada pela Prefeitura para animar as apresentações das quadrilhas e bumbás mirins. Para o Prefeito Bi Garcia esta primeira fase do festival envolve muito a participação dos bairros e escolas do Município.
O Vice-prefeito e secretário de cultura Messias Cursino disse que a expectativa para o Festival é muito grande.
Há um envolvimento de toda a comunidade, de todas as secretarias, no sentido de se fazer um dos melhores festivais de todos os tempos, enfatizou Messias. Ontem os primeiros grupos a se apresentarem na arena do Bumbódromo foram as quadrilhas da Chave "A", As Fofinhas, os Caipiras na Roça, Fogueira na Roça e Tapuios. Hoje na segunda noite é a vez da Chave "B", com os filhos de Hippies, Unidos do Itaúna, Originais do Folclore e Dança Portuguesa. Amanhã quem entra na arena é a chave "C", com os Cangaceiros de Lampião, Camponeses na Roça, Os mexicanos na Roça e Fogo na Roça. No sábado a Chave "D" encerra a disputa de quadrilhas e danças com os grupos Dança Arte de Folclorear, os Cawboys na Roça, Dança Parintinin e Discípulos de Shaolin. No dia domingo, acontece o encerramento dessa primeira fase com a disputa dos bumbás mirins, Estrelinha, Mineirinho e o boi Tupy.
Fotos: Peta Cid