O Boi-bumbá Caprichoso vence 42º Festival Folclórico de Parintins. O boi azul e branco fez 837,0 pontos contra 836,1 do Garantido. A apuração foi encerrada há pouco.
Na primeira noite do Festival, iniciada na sexta-feira, 29, o Caprichoso foi vencedor por um décimo de diferença. Na segunda noite do festival, os dois bois se apresentaram, mas a pontuação foi anulada devido a um forte temporal que atingiu a ilha de Parintins e prejudicou a apresentação.
A terceira noite do Festival terminou sendo definitiva para o resultado. O Garantido perdeu 4 décimos no item Toada e um décimo nos itens Tribos indígenas, figura típica regional, alegoria, lenda amazônica e ritual indígena, fizendo com que a diferença a favor do Caprichoso aumentasse, determinando a vitória.
Os jurados do bloco A, avaliaram a musicalidade da apresentação dos bumbás, como o item toada, letra e música e a interpretação dos levantadores de toadas. Os jurados do bloco B julgaram a parte cênica e a coreográfica. O último bloco, o C, avaliou a beleza plástica da festa parintinense, como alegorias e adereços.
Neste ano, o resultado foi muito apertado, e à medida que as notas eram divulgadas, a vantagem oscilava entre um boi e outro, ficando o resultado claro apenas depois da leitura das últimos itens.
Veja também: