Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

A Ilha da Fé !

16/07/2007,

O povo católico parintinense demonstrou na noite de sexta-feira toda sua devoção à Virgem do Carmelo, ao fazer a oferta para o pagamento das novas coroas de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Durante toda a semana foi feito o apelo para se adquirir as novas coroas da imagem e os fiéis lotaram a catedral e foram ofertados mais de R$ 3.700,00, que pagou o trabalho feito em São Paulo, as duas corroas banhadas em ouro e com pedras preciosas, que custou R$ 2.360,00. O restante da quantia arrecadada já foi depositado na conta da festa deste ano. O mais importante nesse ato, foi que as coroas já estavam prontas e nós não avisamos o preço nem a qualidade das peças, e os devotos atenderam o apelo e deram até mais do valor das obras, disse emocionado Andreanilson Souza, membro da comissão da festa, ao apresentar durante a missa a imagem com as novas coroas.


Foto: Frazão de Parintins

Na noite deste domingo, 15, o artista do Boi Caprichoso Juarez Lima e sua equipe, entregam o andor da Santa para a procissão solene no dia de Nossa Senhora do Carmo.
 
A festa

Sempre realizada no dia 16 de julho em todo o mundo pelos conventos Carmelitas e por todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo. Essa festa nos mosteiros ou nas Paróquias normalmente é precedida por novenas e procissões. Em Parintins ela começa no dia 06 de julho com o Círio de Nossa Senhora do Carmo e segue com o novenário e a celebração da santa missa até o dia 16 culminando com a Procissão e a Missa solene onde participam mais de 50 mil fiéis. A festa de Nossa Senhora do Carmo é a maior do Estado do Amazonas e a segunda maior do norte do País, estando atrás somente do Círio de Nazaré, em Belém e da Festa de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
 
O Escapulário de N.Sª. do Carmo

Originou-se na Idade Média, porque muitos cristãos queriam unir-se pela terceira Ordem aos Franciscanos, Dominicanos, Agostinianos e Carmelitas. Esses, por sua vez queriam dar a estes leigos um símbolo de afiliação, que era confeccionado por uma parte do hábito: capa, cordão, escapulário. Entre os Carmelitas, surgiu a idéia de dar aos leigos agregados o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo como símbolo de participação na Ordem e de devoção Mariana.

Atualmente o Escapulário da Virgem do Carmelo, é um símbolo aprovado pela Igreja e proposto pela Ordem Carmelita como manifestação do amor a Maria e como expressão de confiança filial à virgem, cuja vida queremos imitar. O Escapulário era um avental usado pelos Monges durante o trabalho manual, que com o tempo assumiu o significado de querer carregar a cruz de cada dia.