Seminário discute mudanças para o Festival de 2008
04/08/2007, Ag/Nativa Comunicações
Parintins AM - O III Seminário de Revisão Crítica do Festival Folclórico de Parintins que está sendo realizado desde ontem no Hotel Amazon River conseguiu reunir em uma só mesa representantes de Caprichoso e Garantido, patrocinadores, Prefeitura, Governo do Estado e órgãos envolvidos com a infra-estrutura da festa. O objetivo do Seminário é avaliar os avanços e promover mudanças em setores para tornar a maior festa popular do Amazonas cada vez mais dinâmica, com menor custo, contribuindo para a melhoria da infra-estrutura da cidade e servindo para ampliar a oferta de renda e emprego.
O projeto arquitetônico do novo Bumbódromo foi apresentado pelo secretário de Cultura do Estado Robério Braga. Entre as mudanças, a retirada da Tribuna de Honra para dar mobilidade no acesso de módulos alegóricos, distribuição das cabines de jurados em três pontos, ampliação de espaço para a galera e patrocinadores oficiais, além de novas estruturas de camarotes e frisas.
Para a imprensa será construída uma espécie de fosso nas laterais para dar aos jornalistas acesso à toda a extensão da arena. A proposta prevê ainda um recuo para Marujada e Batucada e a instalação de elevadores.
As adequações influenciam diretamente na formatação do espetáculo, que terá que passar por mudanças estratégicas. Alguns dirigentes não concordam com o recuo da Marujada e Batucada próximo aos portões de entrada, o que poderia inviabilizar o andamento das apresentações.
O espaço vazio que ficará com a retirada da cabeça do boi, ou seja, da Tribuna de Honra, é outro ponto de questionamento. Quem vai para a Tribuna assiste as apresentações de costas, o que a torna inviável do ponto de vista do espetáculo. Mas, a edificação como está hoje esconde a correria e o estress na área de concentração, além de proteger da visão do público as surpresas que são as armas dos bois para causar impacto na arena.
O horário de início do espetáculo também vai mudar, retornando para 21h como era anteriormente. O motivo é o óbvio: quando o primeiro boi entra na arena às 20h, cadeiras numeradas e arquibancadas especiais estão vazias. O Seminário trata também do regulamento que deve passar por adequações, mas sem o calor das cansativas reuniões que se via em anos anteriores. O último que teve duração de três anos e encerrou em 2007 teve a participação efetiva da prefeitura de Parintins, que mediou reuniões entre os bumbás e conseguiu aprovar um regulamento funcional. As comissões avaliam também a infra-estrutura da cidade e do aeródromo, equipamentos e serviços turísticos, operacionalização, comunicação e marketing e transmissão do festival. Este ano o governo do Estado comprou o direito de arena e fará licitação nacional aberta a empresas interessadas em transmitir o evento em rede nacional.