Ibama intensificará fiscalização durante o Festival
12/06/2002, Romualdo Jr
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está atento ao comércio clandestino de plumagens e peles de animais silvestres. A utilização do material costuma aumentar nesta época do ano devido às festas juninas. Por isso, o órgão dará início até a próxima semana a uma campanha de conscientização, que inclui blitze em Manaus e Parintins, cidade sede do duelo entre os bois bumbás Garantido e Caprichoso.
As direções dos dois bumbás já estão dando um bom exemplo, uma vez que se comprometeram a não utilizar plumas e peles naturais na confecção das fantasias.
O compromisso foi firmado na tarde da última segunda feira, quando aconteceu uma reunião entre as diretoria dos dois bumbás e a câmara técnica que delibera assuntos referentes ao meio ambiente, composta por entidades que trabalham em prol da questão ambiental no Estado, como o próprio Ibama, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) , Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Universidade do Amazonas, entre outras.
Por outro lado, se Garantido e Caprichoso revelam consciência ambiental, o mesmo não acontece com os integrantes do comércio informal, que tomam conta das ruas de Parintins no período do festival folclórico, oferecendo aos visitantes artesanatos feitos com penas de arara e papagaios.