Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Abaixo-assinado para transformar os bumbás em patrimônio nacional

15/09/2007, Colaboradora Kézia Marinho

A campanha O Boi Bumbá de Parintins é Patrimônio Cultural Brasileiro. Assinar essa idéia está tomando conta da ilha Tupinambarana. Mais de vinte dias depois do início das mobilizações, que ocorreu no último dia 22 de agosto Dia Nacional do Folclore, mais de 10 mil pessoas já aderiram à campanha ao assinar o abaixo-assinado que irá pleitear junto ao IPHAN Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a transformação de todas as manifestações culturais ligadas aos bumbás em patrimônio cultural do Brasil. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura.

A campanha que está unindo vermelhos e azuis em Parintins sem distinção vai terminar no próximo dia 29 de setembro, quando o documento oficial será entregue ao instituto. Até lá são esperadas mais de 15 mil assinaturas, lembrando que somente através da participação popular será possível fazer da mais tradicional manifestação cultural do Estado patrimônio de todo o país.

Para quem quiser fazer parte da mobilização, basta ir até algum dos seguintes pontos em Parintins - Correios, Polícia Militar, Hotel Palace, Banco do Brasil, Universidade Estadual do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas.

Em Manaus o local para coleta de assinaturas é na sede da Secretaria de Cultural rua Sete de Setembro, 1546, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro.

O registro junto ao IPHAN trará uma série de benefícios a todas as expressões culturais ligadas aos bumbás, especialmente a promoção da inclusão social e a melhoria das condições de vida dos detentores e produtores do patrimônio cultural imaterial, através de investimento do governo federal sobre a manutenção do bem cultural e projetos relacionados a sua salvaguarda, os quais serão assegurados caso a meta seja atingida.

O boi-bumbá de Parintins e suas mais variadas formas são a maior forma de representação cultural perante o mundo, por isso, esse registro será extremamente significativo. O registro não apenas permitirá a ampliação da participação dos grupos que produzem, transmitem e atualizam as manifestações dos bumbás, como também vai possibilitar a sistematização dos conhecimentos produzidos sobre eles e por estas pessoas.

Instituído pelo decreto 3.551, de 04 de agosto de 2000, o Registro é o instrumento legal de reconhecimento e valorização do Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro.

Os bens registrados são inscritos nos livros de Registro dos Saberes, das Formas de Expressão, das Celebrações e Lugares. Durante o tempo da campanha haverá diversas apresentações em conjunto dos bumbás Garantido e Caprichoso, que toparam largar a rivalidade tão tradicional em prol de uma causa, tanto em Manaus como em Parintins. Os próximos shows deverão ter as datas anunciadas em breve.