Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Boi Manaus 2007 começa nesta sexta-feira

19/10/2007, Portal Amazônia

O Boi Manaus 2007, festa que durante três dias comemora o aniversário de Manaus, inicia nesta sexta-feira (19) no Centro de Convenções Sambódromo. A festa que este ano tem como tema o canto do Uirapuru, reúne 31 artistas revezando-se em quatro trios elétricos ao som do boi-bumbá. A expectativa do prefeito Serafim Corrêa é repetir o sucesso do ano passado e fazer o melhor Boi Manaus dos 11 anos de história do evento. Temos a certeza de que esta festa só será menos grandiosa do que a de 2008 porque o nosso desafio é a cada ano superar a festa do ano anterior, disse Serafim.

Confira a programação do Boi Manaus 2007

As atrações de abertura das três noites são os bois Corre Campo, Brilhante e Garanhão, respectivamente. Em seguida, os artistas sobem cada um no seu tempo das 20h até às 4h da madrugada para agitar o público. Cada atração terá 50 minutos de apresentação. São esperadas cerca de 800 mil pessoas durante todo evento. Entre os visitantes vips estão confirmadas a atriz Débora Seco e a cantora Preta Gil.

Para o levantador de toadas Arlindo Júnior, este ano o Boi Manaus vai bater recorde de público. A Feirinha do Tururi foi o nosso termômetro. Numa segunda-feira você conseguia atrair cerca de 10 mil pessoas no estacionamento do Vivaldo Lima e no fim de semana chegávamos a 15 mil, declarou Arlindo. O cantor já tinha vendido nesta quinta-feira, 18, mais de 70% dos seus tururis, os passaportes de entrada para quem quer ir atrás do trio elétrico. A entrada no Sambódromo é gratuita.

Lenda do Uirapuru

A Lenda do Uirapuru é o tema da festa deste ano. Em 2006 foi a Lenda das Guerreiras Amazonas, Icamiabas, e em 2005 a Cobra Grande Boiuna. É em cima do Canto do Uirapuru que foi montado o show de abertura do evento, com os rituais de mutação e sedução. Diz a lenda que um índio guerreiro foi transformado em pássaro depois de uma paixão proibida pela esposa do cacique. Mas à noite o pássaro canta para a amada na intenção de que ela descubra que ele é o guerreiro.

No ritual de sedução, a índia do centro escolhe o Uirapuru. Neste momento uma criança pega uma lança e a dispara acendendo a placa de abertura, relata Rivaldo Pereira, produtor deste show. A índia mais bela da tribo será interpretada por Tatiana Barbosa, cunhã poranga do Garantido.

De acordo com Ricardo Abreu, gerente de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e membro do Conselho Gestor, à meia noite de sexta-feira haverá ainda um show pirotécnico e no sábado será cantado o Parabéns à Cidade. O tradicional parabéns será acompanhado de um bolo cenográfico grandioso que trará muitas surpresas, ressalta Abreu. No domingo, a festa estará voltada para as torcidas dos bois, com a promessa de Pince do Boi de fazer a maior dança do siri do Brasil.

Estrutura

A Prefeitura de Manaus montou ma estrutura especial para atender os brincantes, que envolve banheiros químicos, barracas de comida e bebida, mesas, camarotes, segurança, saúde e transporte.

Para evitar qualquer confusão na festa, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsin) vai usar 15 câmeras para monitorar o local, 870 homens, entre os da Polícia Militar, Civil, Guarda Civil Metropolitana e seguranças particulares, mais quatro viaturas e dois ônibus que farão o policiamento nas imediações do Sambódromo.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou uma estrutura de urgência e emergência com uma sala de pronto atendimento e uma sala de pronto socorro com seis leitos, além do trabalho preventivo de distribuição de preservativos. Sete ambulâncias darão suporte ao atendimento, sendo quatro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-92), das quais uma dispõe de UTI.

Para garantir uma alimentação segura e de qualidade foram cadastradas 21 barracas da praça de alimentação de dentro do Sambódromo, mais 30 barracas de bebidas. Os responsáveis fizeram o curso de 20 horas do Programa de Alimentação Segura do Sebrae. Na área externa, 170 pessoas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semaga) fiscalizarão aproximadamente mil ambulantes.

O combate ao trabalho infantil e o atendimento a crianças e adolescentes que estiverem perdidos na festa será feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que estará com sua equipe de abordagem no local.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) vai atuar com duas equipes em duas viaturas (concentração e dispersão), com oito servidores que ficarão supervisionando a infra-estrutura (palco e camarotes), além de orientar sobre a entrada e saída de pessoas. Possíveis incidentes podem ser informados pelo número 199.