O Conselho de Arte do Boi Caprichoso anunciou na noite de ontem o tema para o Festival Folclórico 2008, escolhido no dia 17 de outubro. Ousado e fugindo dos temas tradicionais o Caprichoso pretende mostrar como vem sendo feita a defesa da Amazônia e chegar à conquista do bicampeonato. Para os conselheiros,
O Futuro é Agora, pois sabem que as conseqüências do futuro estão no presente. A temática do bumbá muda o conceito rotineiro dos bois de Parintins, segundo afirma Gil Gonçalves, presidente do Conselho de Arte.
Vamos fazer uma grande caminhada, as pessoas de princípio podem não entender, mas vão gostar. Aos poucos vamos mostrar porque o futuro é agora. Será um processo em que todos nós vamos estar envolvidos para que a gente consiga mostrar uma maneira sustentável de se viver na Amazônia, explica.
Gil acredita no potencial das populações tradicionais ribeirinhos, seringueiros, indígenas, todos que ao longo desses anos se empenharam em defender a região. Serão três apresentações fundamentadas por meio dos personagens que disputam na arena. Segundo Gonçalves o tema terá a mesma leitura da simplicidade do tema campeão de 2007: O Eldorado é Aqui!
O boi é uma cultura popular e vamos delinear nosso tema que começa desde a era colonial até a antecipação desse futuro que a gente espera que seja melhor do que as previsões dos cientistas e ambientalistas, ressalta.
O projeto criado há mais de um mês passa agora para a fase de discussão e criação de alegorias, anuncia Gil. Até final do ano do ano serão definidos lendas e rituais baseados nas toadas, diferente do processo que faz o boi contrário.
O Caprichoso elabora uma proposta e passa para os compositores a linha de pensamento e as toadas que pretende ter para se adequar ao projeto de arena, explica.
Ontem o presidente do Caprichoso, Carmona Oliveira anunciou também a prorrogação de inscrições do concurso de toadas que podem ser feitas até o próximo dia 20.