Caprichoso e Garantido em São Paulo
13/11/2007, Keynes Breves, Diário do Amazonas
A beleza, magia e encanto que os bois Caprichoso e Garantido mostram em Parintins já ultrapassaram os limites geográficos do Estado há muito tempo. Um exemplo disso é a realização do 5º Festival de Folclórico de Arujá, São Paulo.
O evento, em proporção menores, faz uma réplica da disputa de Caprichoso e Garantido, mas ao invés do palco ser o Bumbódromo de Parintins, a disputa é realizada no Clube União Arujaense, na avenida Amazonas, Centro de Arujá.
O atual campeão, o Grupo Garantido, vai defender o tema 'Sagrado Coração da Terra'. Já o Caprichoso, vai disputar com o tema 'Amar e Preservar'. Este ano a grande novidade ficará por conta da participação dos artistas Leonardo Castelo, levantador oficial da Batucada do Garantido e, João Vinícius, que este ano foi o levantador responsável de passar para a Marujada de Guerra do Caprichoso as toadas novas, além de se apresentar no Bar da Ala Jovem, evento organizado por um grupo apaixonado pelo Caprichoso, em Manaus.
O Festival, organizado pela Ong Cultural Boi Bumbá Estrela de Arujá, terá o apoio da Secretaria de Cultura de Arujá/SP e contará ainda com o apoio de alguns músicos de Manaus e Parintins. A idéia é divulgar a nossa cultura, mas vamos aproveitar a oportunidade para fazermos um verdadeiro intercâmbio cultural, disse João Vinícius, que salientou. Não vamos receber cachê ou qualquer tipo de pagamento para participar deste festival. Vamos reproduzir como acontece a disputa em Parintins.
O Festival Folclórico de Arujá acontecerá no dia 24 de novembro, a partir das 19h e a entrada custará apenas um quilo de alimento não perecível.
Cerca de 11 pessoas de Manaus e Parintins devem ir a Arujá para ajudar na organização do evento, mas para isso, eles precisariam de apoio para conseguir as passagens. Os organizadores já nos vão dar hospedagens, alimentação e transporte. Só nos falta agora o patrocínio das passagens, disse João Vinícius.
O começo
O Festival voltado para o Caprichoso e Garantido em Arujá surgiu em 1999, por meio de um trabalho pedagógico dos alunos das sétimas séries da Escola Estadual Doutor René de Oliveira Barbosa. Esses alunos precisavam realizar um trabalho com o tema folclórico. E pesquisando na internet, eles descobriram o Festival de Parintins.
Os alunos se apaixonaram tanto pela história dos bois de Parintins que acabaram repetindo a festa nos anos posteriores. Mas foi apenas em 2003, que o evento se tornou independente da escola e a cada ano vem crescendo.