Carnaboi arrasta foliões amazonenses ao Sambódromo em Manaus
07/02/2008, Portal Amazônia
A festa de carnaval legitima do Amazonas, o Carnaboi, balançou as noites de segunda e terça-feira 04 e 05 de Manaus. Milhares de foliões compareceram ao Centro de Convenções para brincar de boi ao som de 21 bandas locais. A novidade em 2008 foi que os cantores animaram a festa em trios elétricos, cada um com cerca de 40 pessoas entre convidados e dançarinos.
A abertura da festa ficou com a torcida do boi Caprichoso. Mesmo com a chuva, mais de 80 mil pessoas ocuparam a passarela do Sambódromo ao ritmo de Junior Paulain, Tony Medeiros, Rafael Junior e Carlos Batata (Movimento Marujada do Caprichoso), e Edílson Santana, Hamiraldo da Mata e Ricardo Lira, David Assayag e Prince, do Boi e Tribo Garantido.
Na segunda noite se apresentaram Carlinhos do Boi, Klinger Araújo, Canto da Mata, Robson Junior, Israel Paulain, Renato Freitas, Carrapicho, Raiff Matos e Arlindo Junior. O Carnaboi já está em sua 9ª edição e faz parte da Programação do Carnaval do Povo 2008 do Governo do Amazonas.
Segurança
Mais de 140 pessoas participaram do sistema de segurança do Sambódromo nas duas noites de festa. As polícias militar, civil, Ronda Cândido Mariano Rocam, Polícia de choque estavam espalhadas em pontos estratégicos, saídas de emergência, passarela e estacionamento do Centro de Convenções.
Festa precisa de mais investimento
O cantor de toadas e amo do boi Garantido, Tony Medeiros, disse que o Carnaboi é uma festa característica do carnaval amazonense, mas precisa ser mais explorada nacionalmente.
O carnaval da Bahia e Rio de Janeiro são referências no país, mas alguns Estados possuem suas festas próprias. A do Amazonas tem um potencial fantástico e precisamos acreditar e investir mais nisso, destacou.