Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

A poesia que dá o tom

04/03/2008, Ag/Nativa Comunicações

Em 2008, o CD do Caprichoso está poético, com toadas que cantam o amor ao Touro Negro, ressaltam a magia da galera azul, clamam pela vida e fazem um alerta, um grito pela preservação do planeta. É o Futuro que já começou.

São vários compositores responsáveis pelo balanço que dá o tom ao Festival Folclórico. Este ano, o Caprichoso recebeu Demétrius Haidos que numa frase resumiu a mudança de cor. Ele deixou o Garantido para assinar toadas no Caprichoso. O reconhecimento, a valorização ao compositor foram fundamentais para minha decisão, disse. Além da toada tema O Futuro é Agora, ele emplaca mais três toadas, entre elas, Energia da Floresta, em parceria com Geandro Pantoja, que promete ser a expressão mais autêntica do grito pela consciência ambiental.



Silvio Fernando da Silva Barbosa, o Silvio Camaleão, herdou o apelido do pai e se orgulha de figurar entre os principais compositores do boi Caprichoso. Camaleão começou a compor em 1987, tem mais de 50 toadas. É dele a tradicional chamada do bumbá nas apresentações no Bumbódromo que em 2008 terá nova versão com Maílson Mendes e Neil Armstrong . Este ano tem parcerias com Hugo Levy e Neil Armstrong. A Toada Marujada de Guerra promete ser uma das mais tocadas.

César Moraes tem no sangue o dom de fazer toada. Ele é nada menos que sobrinho de Chico da Silva, uma das expressões da toada do Amazonas. César é compositor desde 15 anos, só conseguiu emplacar uma o CD do Caprichoso: É Campeão. Para o presidente Carmona Oliveira, a toada será o novo hit do Festival de Parintins.

Ademar Azevedo é músico e faz composições para o Caprichoso, tribos e danças folclóricas do Estado do Pará. Ele é do tipo que não espera a inspiração chegar, vai em busca de pesquisas, lendas para produzir as suas composições.

Ademar conseguiu incluir no CD do Caprichoso deste toadas de galera, tribal e ritual.

Também aparecem no CD deste ano Ronaldo Bazi com Amazônia Terra Santa, uma verdadeira obra de arte em oração pela Amazônia. O disco terá ainda revelações como Adriano Aguiar e Geovane Bastos, Guto Kawakami e outros poetas que aparecem como parceiros.