Garantido, o Boi da Preservação
13/03/2008, Ag/Nativa Comunicações
Garantido, o Boi da Preservação é a temática que o Boi da Baixa do São José vai defender no Festival Folclórico de 2008. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira, durante a audição das novas toadas na Cidade Garantido.
O presidente Vicente Matos, o presidente da Comissão de Artes e o levantador de toadas Davi Assayag defenderam a temática do boi da Baixa de São José que quer completar o ciclo em defesa dos povos da floresta. Segundo presidente da Comissão de Artes, Fred Góes, o Garantido não quer ser o boi somente da preservação da floresta e sim da preservação humana, dos povos que estão sendo dizimados. Esse será o grito de alerta.
Vicente Matos
O slogan trilha o rumo iniciado com a instituição da Comissão de Artes em 1999 que deu norte ao trabalho de arena do bumbá. Estamos universalizando nosso discurso. Saímos de Parintins para a Amazônia (Boi da Amazônia), saímos da Amazônia para o Brasil (Coração Brasileiro) e saímos do Brasil para o planeta quando fizemos a Grande Maloca e radicalizamos nosso discurso, analisou Fred recordando temas do bumbá.
O Boi lançou um selo comemorativo aos dez anos da Comissão de Artes, o que é aprofundado poeticamente e sintonizado com o trabalho sócio-naturalista de preservação do Garantido, através de seus compositores.
O presidente Vicente Nunes de Matos pediu empenho de todos para que o Garantido resgate o título de 2008.
Estão de volta ao CD do Garantido os compositores Chico da Silva e Emerson Maia. A novidade ontem foi a presença de Simão Assayag na Cidade Garantido. Ele fazia parte de uma ala tradicional do Caprichoso, mas decidiu concorrer com toadas no Garantido porque suas composições não passaram na seleção do azul e branco. Simão tem duas toadas no CD do ex-contrário em parceria com Iézen Rocha.