Itens preparam-se para a festa
16/06/2002, Romualdo Jr
Os ensaios técnicos que o Boi Caprichoso realizou no sábado, no curral Zeca Xibelão, em Parintins, revelou parte das coreografias e do desempenho que a Marujada de Guerra e os itens vão apresentar nos três dias de festival. Assim como os ensaios realizados com as tribos, à noite denominada de No Toque do Tambor, também foi uma prévia do que será o Caprichoso nos dias 28, 29 e 30.
Ao contrário dos ensaios realizados em Manaus, que se limitam a apresentações de bandas de boi, em Parintins o evento no curral Zeca Xibelão reúne os brincantes do bumbá que encenam todas as etapas das apresentações que serão levadas ao bumbódromo. Os itens oficiais têm papel fundamental nos ensaios porque além colocar em dia os passos de suas apresentações, também são avaliados pelo conselho de artes.
No sábado, a Marujada de Guerra seguiu à risca o roteiro das três noites de disputa, tocando as toadas que já estão definidas para cada apresentação. Participaram especialmente do ensaio o tripa Marquinhos, que evoluiu com o boi Caprichoso, a sinhazinha da Fazenda, Adriane Viana e a vaqueirada do bumbá que mostrou as novas coreografias.
A galera vibrou com a evolução do boi de pano que começou a revelar as novidades para este festival. Ao invés da barra branca, o boi surgiu com a barra preta e os chifres decorados com fitas verdes e amarelas, fazendo alusão à participação do Brasil na Copa do Mundo. A dança e os movimentos foram destacados pela torcida que elogiou a nova performance do tripa Marquinhos. Ele passou por um processo de renovação e recebe orientação da equipe de coreógrafos. Marquinhos faz treinamentos para resistência, está com um bom preparo físico e anuncia que vai confeccionar o melhor boi dos últimos tempos. A Sinhazinha da Fazenda, Adriane Viana, também teve a oportunidade de mostrar para a galera a dança envolvente com o boi de pano. Com a experiência adquirida no ano passado, ela está mais confiante para a disputa do item.
Empolgado com o sucesso dos ensaios técnicos do Caprichoso, o presidente do conselho de artes, Gil Gonçalves, afirmou que a proposta do treinamento é fazer com que os brincantes sintam o peso da responsabilidade de uma apresentação no bumbódromo. É também uma forma de sentir o calor da galera, descontrair os brincantes e avaliar o trabalho que está sendo feito para as correções necessárias. O resultado é satisfatório porque a torcida passa a conhecer mais o boi e vai para o festival com mais garra e vontade de vencer. Por causa da empolgação da galera, o conselho de artes decidiu realizar na sexta-feira mais um ensaio das tribos. Será um show completo com a participação de todos os 800 brincantes. O último ensaio acontece no dia 26, no bumbódromo.